Associação de Pessoas com Lúpus busca apoio do Judiciário
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, recebeu em seu gabinete a visita da Deputada Estadual Roseli Matos e de representantes da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá. A reunião faz parte de uma agenda institucional da Associação que visita regularmente órgãos e entidades com o objetivo de sensibilizar o poder público sobre a importância de oferecer tratamento adequado às pessoas que tem a doença.
Uma das principais demandas da Associação é o fornecimento de protetor solar para as pessoas com Lúpus e, ainda, a implantação de uma ala própria para essas pessoas nos hospitais do Estado. Lúpus é uma doença autoimune que faz com que onde o sistema imunológico ataque os tecidos saudáveis. A doença não tem cura, apenas controle e cerca de 90% dos casos registrados no Amapá são em mulheres com faixa etária entre 10 e 40 anos.
Francielle Martins Moraes, presidente da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá, destaca que o Sistema Único de Saúde – SUS ainda não atende os pacientes com o fornecimento de protetor solar, produto extremamente necessário para a proteção da exposição ao sol, que pode desencadear sintomas que vão desde erupções na pele até lesões graves nos órgãos internos. “A gente tem lutado para conseguir com órgãos e instituições essa parceria para que o protetor solar seja garantido a quem precisa”, disse a presidente.
Maria Luiza Rocha é amiga da Associação e conta que a necessidade de ter uma ala específica para pacientes com Lúpus nos hospitais do estado é de extrema importância, uma vez que a imunidade deles é muito baixa o que os expõe a sérios riscos.
“Os pacientes de Lúpus correm mais risco de ser infectados por diversas bactérias porque a imunidade deles fica muito baixa durante as crises da doença, então o isolamento é necessário para evitar o contato com essas bactérias e para que o tratamento tenha o efeito esperado”, ressaltou.
Neide Maciel, assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Amapá e também amiga da Associação, falou sobre o papel da Justiça do Amapá na luta para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com Lúpus. “Nós viemos em busca de sensibilizar os poderes para que se unam a nós nessa luta contra o Lúpus. Buscamos com o Judiciário, por meio do Comitê Estadual de Saúde, a ajuda necessária para o que precisarmos e foi uma reunião muito positiva”, disse Neide.
Neide Maciel continuou dizendo que “a deputada Roseli Matos realizou uma audiência pública para discutir a possível implantação de uma ala específica para pacientes com Lúpus dentro do Hospital Universitário, em obras no campus da UNIFAP”.
Segundo o desembargador-presidente Carlos Tork, que também preside o Comitê Estadual de Saúde do Judiciário, o objetivo máximo do Comitê é congregar os órgãos e instituições que atendem as questões de saúde pública, juntamente com órgãos judiciários e instituições de pesquisa e ensino para realizarem estudos sobre como resolver, da forma mais eficiente, as demandas para evitar que as situações hoje judicializadas voltem a se repetir.
Para as pessoas interessadas em fazer parte das reuniões da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá ou se tornar um amigo, o endereço é Passagem Rio Parú, nº 124, bairro Perpétuo Socorro e o telefone para contato é (96) 9 9115-0877.
-Macapá, 19 de outubro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 19 Outubro 2017 09:19