Justiça do Amapá coordena seminário sobre gestão integrada de segurança pública para escolas da zona norte

ifapseminario 1Líderes comunitários, professores, diretores de escolas e demais representantes dos moradores da zona norte participaram do seminário “Gestão Integrada de Segurança Pública”, cujo tema versou sobre a composição e competências dos órgãos do sistema de segurança escolar nas ações de enfrentamento à violência.

ifapseminario 2Na abertura do evento, a juíza Joenilda Lenzi, coordenadora do CEJUSC da Comarca de Macapá, destacou a importância da iniciativa do segundo Batalhão da Polícia Militar, localizado na Zona Norte da capital, e demais parceiros que, em colaboração com o Tribunal de Justiça por meio do CEJUSC Norte, buscam alternativas para diminuir os casos de violência ou prevenir o problema antes que se torne um conflito maior.

“Essa iniciativa é maravilhosa porque vem somar com o trabalho que nós já estamos desenvolvendo e que vai fazer a diferença na sociedade. Esse é o nosso intuito, levar junto com esses parceiros a pacificação social à nossa comunidade”, elogiou a magistrada, que no seminário fez um breve relato sobre os mecanismos de resolução de conflitos, inclusive no campo pré-processual, e também na instituição de práticas restaurativas das relações interpessoais entre réus e vítimas.

ifapseminario 3O Tenente Sílvio Santos, Comandante do Policiamento Escolar da Zona Norte e um dos palestrantes, destacou a importância da integração dos diversos órgãos que formam o sistema de segurança pública para trabalhar na prevenção do problema. “Da mesma forma que chegam as demandas nos centros judiciários de resolução de conflitos, sendo resolvidas antes de se tornar um processo, também podem ser solucionadas antes de se chegar a uma delegacia de polícia ou a um batalhão”, exemplificou o tenente.

ifapseminario 5Para a professora Francy Cavalcante, diretora da Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, “as escolas precisam desse apoio, dessa cooperação para evitar que os conflitos cheguem até as unidades escolares”. Segundo ela, é importante reforçar as ações do policiamento escolar e "o apoio da Justiça que é fundamental”.

Supervisor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Zona Norte e um dos responsáveis pela coordenação do evento, Pedro Paulo Conceição avaliou o seminário como positivo, porque conseguiu colocar no auditório do Instituto Federal do Amapá (IFAP), representantes de 39 escolas localizadas na zona norte de Macapá.

ifapseminario 4“O que é marcante pra nós é saber que estamos conseguindo fazer com que essas escolas entendam que para resolver um problema não basta discar para o 190. Nós temos outras formas de buscar ajuda como o Ministério Público, Conselhos Tutelares, CRAM, CRAS e nosso próprio CEJUSC, que podem trabalhar e fortalecer a vida estudantil e também salvaguardar o direito físico daqueles que integram as nossas escolas”, salientou o supervisor.

 

 

Macapá, 17 de outubro de 2017 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM

           

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD