Constelação Familiar é tema do Curso de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos
O Módulo III do curso “Métodos Consensuais de Solução de Conflitos” repetiu a lotação do plenário do Tribunal de Justiça do Amapá, na tarde do último dia 03. Com um público de cerca de 80 pessoas, oriundas principalmente da Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Amapá (OAB/AP), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Amapá (DEFENAP) e Controladoria-Geral do Estado (CGE), o módulo teve como tema central a Constelação Familiar que foi ministrada por Artilamar Pinheiro Lima Quintas, que é servidora do TJAP e graduada em Direito e Secretariado Executivo, além de ter formação em práticas de Constelação Familiar.
Sua aplicação, criada pelo psicanalista alemão Bert Hellinger, ocorre de forma energética e fenomenológica e, embora tenha sido iniciada em meados dos anos 40, se apresenta para o Direito como uma novidade. No Brasil a Constelação Familiar foi adotada em 2012 pelo juiz Sami Storch, na Bahia, obtendo em 2014 índices de até 100% de conciliações utilizando a técnica.
Precursora na utilização da técnica de Constelação Familiar no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (NUPEMEC), Artilamar explica que a palestra teve como principal objetivo estimular uma visão sistêmica das relações humanas e do comportamento familiar, buscando evitar o recrudescimento das relações interpessoais com a judicialização dos conflitos. “A constelação familiar não olha para o litígio em si, ela olha e trabalha para as pessoas”, explicou a palestrante.
A aula teve dois momentos, um primeiro teórico, em que os participantes foram apresentados aos conceitos e princípios da constelação familiar, e um segundo, mais prático, em que foram realizadas dinâmicas para melhor absorção do conhecimento explanado.
O curso promovido pelo Tribunal de Justiça seguiu até ontem (09), e incluiu aulas sobre programação neurolinguística e mediação de conflitos.
Macapá, 10 de outubro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 10 Outubro 2017 11:00