NUPEMEC realiza II módulo do curso de métodos consensuais de conflitos para profissionais da área jurídica
A segunda etapa do Curso de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos teve como finalidade capacitar profissionais da área do Direito que atuam nas áreas jurídicas e em atividades que envolvem conflitos. Os participantes demonstraram interesse em ampliar suas habilidades para lidar com situações de impasse, compreender a dinâmica dos conflitos e conduzir os envolvidos a uma solução que atenda aos interesses de todos.
Participaram do II módulo do curso, que aconteceu no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá, mais de 80 inscritos pela OAB/AP, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Amapá (DEFENAP) e Controladoria-Geral do Estado (CGE).
De acordo com a defensora pública, Marli Paes, como a DEFENAP é um dos primeiros órgãos procurados pela comunidade, em busca de assistência jurídica para resolver um conflito, os membros devem estar devidamente capacitados para lidar com os diversos tipos de situações.
“Absorvemos processos judiciais, tanto na área criminal, quanto nas áreas cível e de família. A área de família é nossa maior demanda, com grande número de ações de alimentos e separações judiciais. Com esse treinamento vamos evitar muitos processos, com certeza,” afirmou a defensora.
Cris Anderson é servidor da Corregedoria Geral do Estado (CGE) e diz que o curso vem em boa hora, levando em consideração o grande número de processos originados dentro dos órgãos públicos em que trabalham e que acabam recaindo na Corregedoria do Estado.
“Esse curso vem na hora certa porque aqui temos a oportunidade de aprender as técnicas de como levar o servidor público a desenvolver a atividade dele sob uma nova metodologia, tirando essa idéia de que a Corregedoria é só para punir, quando na verdade nossa atividade é sim apurar o fato, mas é também fazer com que o servidor aprenda com seu erro e não volte a cometê-lo”, expressou.
Sob a coordenação do NUPEMEC/TJAP, por meio das instrutoras Sônia Ribeiro, Euzinete Bentes, Conceição Meireles e Neide Santos, o curso é dividido em cinco módulos. O terceiro será realizado nesta terça-feira, 03 que tratará das técnicas de Constelação Familiar, e terá como palestrante a Consteladora e Oficiala de Justiça, Artilamar Quintas. O quarto e o quinto módulos acontecerão no dia 10 de outubro com abordagens de programação neuro-linguística – PNL e práticas simuladas. Neste segundo módulo o curso teve como tema: Justiça Restaurativa.
“Estamos tendo a oportunidade de trazer as técnicas de Justiça Restaurativa para dentro do curso de mediação como mais uma ferramenta para lidar com pessoas em conflitos, levando-as a decidirem melhor as tomadas de decisões em suas vidas, trazendo para si as responsabilidades e não levando para terceiras pessoas decidirem por elas. Elas devem se tornar autônomas, efetivamente adultas e responsáveis pelas escolhas”, finalizou Neide Santos.
Macapá, 03 de outubro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 03 Outubro 2017 04:28