Comitiva composta pelo TJAP, GEA, AL e PMM visita ao TJ de Minas Gerais para conhecer o Método APAC
Os juízes João Matos Júnior e Rogério Bueno Funfas fazem parte da comitiva formada por representantes do Tribunal de Justiça do Amapá, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Macapá que realizou visita institucional a duas Associações de Proteção e Assistência ao Condenado – APACs no estado de Minas Gerais. A visita ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro nos municípios de Itaúna e São João Del-Rei e objetivou a troca de experiências com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Em Itaúna, a comitiva visitou a APAC masculina, nos regimes semiaberto e fechado e na APAC de São João Del-Rei, a vistoria foi realizada no regime fechado. A experiência do Método APAC do Estado em Minas Gerais tem feito com que cerca de 70% dos presos do município de Itaúna consigam se reinserir na sociedade. “Estivemos em Minas Gerais para ver como funciona a política de execução penal. Esse é um método humanizador de execução da pena e é através da implantação que conseguiremos reinserir esses recuperandos na sociedade”, ressaltou o Juiz Auxiliar da Presidência do TJAP, João Matos Júnior.
Cerca de 39 Comarcas do estado de Minas Gerais já adotaram o método APAC, que é um método auxiliar de execução penal no qual se tem como resultado a ressocialização dos apenados em um índice muito diferente daqueles que ocorrem no sistema prisional comum. “Dentro da APAC temos em torno de 22% de reinteração criminosa e 78% de ressocialização. No sistema prisional comum é o contrário disso, mais ou menos 78% dos presos voltam a cometer crimes ao serem liberados”, disse o Titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Juiz Rogério Funfas, que também compôs a Comitiva.
-Macapá, 27 de setembro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 27 Setembro 2017 04:11