Curso de Mediação Escolar chega aos professores das escolas Barão do Rio Branco e Antônio Pontes
Sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), cerca de 30 professores das escolas estaduais Barão do Rio Branco e Antônio Cordeiro Pontes iniciaram, na tarde desta segunda-feira, 18, o Curso de Mediação de Conflito Escolar e Social, que tem como finalidade oferecer uma base de reflexão sobre como a mediação, a educação e a escola se conectam, focando as possibilidades de uma intervenção transformadora.
No treinamento, que será ministrado durante toda esta semana no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá pelas instrutoras do NUPEMEC Sônia Ribeiro, Conceição Meirelles e Euzinete Bentes, os participantes receberão todas as técnicas utilizadas nos demais cursos, cujo objeto de trabalho são justamente os diversos conflitos que se desenrolam nas escolas.
Outra instrutora do curso é a professora Nilce Helena Ferreira, uma das primeiras educadoras dos cursos de mediação escolar realizados em 2015. Hoje ela fala com propriedade sobre como mediar um conflito na escola e na família. “Essa é uma técnica que transformou minha vida, tanto familiar como no meu ambiente de trabalho, a Escola Estadual Coelho Neto onde registramos muitos conflitos e hoje temos orgulho em dizer que estamos conseguindo melhorar, e muito, as relações familiares e dentro da escola”, explicou.
A diretora da Escola Estadual Barão do Rio Branco, Ágata Favacho Dias, coordena uma equipe de professores que participa do curso. Ela agradeceu ao Tribunal de Justiça em atender o ofício enviado pela escola. “A Justiça do Amapá está de parabéns por proporcionar essa relação harmoniosa entre família e escola. Também por repassar esse conhecimento aos professores, que enfrentam as demandas de uma sociedade que traz consigo um volume muito grande de problemas, envolvendo alunos e pais de alunos”, afirmou a diretora.
Harmonia do ambiente proporciona reaproximação entre mãe e filha
Depois da separação do marido há quatro anos a microempresária Edna do Nascimento Silva tentava administrar um pequeno conflito com a filha de 14 anos. Aluna da Escola Barão do Rio Branco, a adolescente atendeu ao convite da direção do colégio e acompanhou a mãe até ao plenário do TJAP no primeiro dia do curso de mediação escolar. No momento de uma dinâmica de grupo, durante um abraço emocionado, as duas começaram a entender a importância de restabelecer o diálogo na família.
“Eu tenho certeza de que esse curso vai ajudar a melhorar a relação entre nós duas e até com o pai dela, porque apesar de não estarmos mais juntos ele sempre vai ser o pai dela”, expressou a mãe.
Macapá, 20 de setembro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickrcom/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 19 Setembro 2017 22:28