Troca de experiências e a integração de boas práticas marcam visita do presidente do TJAP ao Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul

matogrossosul 3O Presidente do TJAP, Desembargador Carlos Tork, acompanhado dos servidores Isaac Emanoel, Kálita Prado Lima e Maria de Jesus, realizou visita institucional ao Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, com objetivo de conhecer o funcionamento e os benefícios da Central de Processamento Eletrônico (CPE). Instalada no Centro Integrado de Justiça (Cijus), a Central é modelo de eficiência na prestação jurisdicional e já recebeu a visita de equipes de diversos tribunais do país.

matogrossosul 1O Desembargador-Presidente Carlos Tork destacou a importância de compartilhar experiências nos procedimentos que asseguram mais efetividade à prestação jurisdicional. “Ao obter algumas informações sobre a implantação da CPE verificamos a relevância das secretarias centralizadas e, a partir daí, podemos aprender com os colegas para aproveitar no Amapá”.

matogrossosul 5O juiz Paulo Afonso de Oliveira, diretor da Central de Processamento Eletrônico, e a diretora de Secretaria Judiciária de 1º Grau, Conceição Pedrini Pereira, apresentaram todo o funcionamento e procedimentos da CPE ao presidente e à equipe técnica do Tribunal de Justiça do Amapá.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Desembargador Divoncir Schreiner Maran, ressaltou a importância dessa troca de experiências e integração de boas práticas para o aprimoramento constante da justiça.

matogrossosul 4Saiba mais – Com o início de sua atuação em 2013 nas Varas de Execução Penal do Estado, a Central de Processamento Eletrônico está constantemente ampliando sua atuação em diversas varas da Capital e do interior. O resultado desta ação tem sido um volume muito grande de processos sendo arquivados.

O "Cartório do Futuro", como é conhecida, permite uma automatização de muitas etapas, além disso, a efetividade da CPE se deve a fatores estruturais e tecnológicos. A Secretaria Judiciária de Primeiro Grau (SJPG) é a responsável pela execução e funcionamento da CPE.

Dentre os diferenciais da CPE estão o uso de equipamentos de alta tecnologia, treinamento de pessoal, além de uma estrutura física onde o mobiliário e o local foram planejados para propiciar o máximo de produtividade e concentração.

O objetivo da Central é atuar, em poucos anos, em processos de todas as Varas do Poder Judiciário estadual. Tudo isto só será possível porque atualmente quase a totalidade dos processos que tramitam em Mato Grosso do Sul são eletrônicos.

A inovação do TJMS despertou interesse por parte de várias Cortes brasileiras, que já enviaram representantes para conhecerem pessoalmente as instalações da CPE.

Macapá, 19 de setembro de 2017-   

Fonte: TJMS

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD