Troca de experiências e a integração de boas práticas marcam visita do presidente do TJAP ao Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul
O Presidente do TJAP, Desembargador Carlos Tork, acompanhado dos servidores Isaac Emanoel, Kálita Prado Lima e Maria de Jesus, realizou visita institucional ao Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, com objetivo de conhecer o funcionamento e os benefícios da Central de Processamento Eletrônico (CPE). Instalada no Centro Integrado de Justiça (Cijus), a Central é modelo de eficiência na prestação jurisdicional e já recebeu a visita de equipes de diversos tribunais do país.
O Desembargador-Presidente Carlos Tork destacou a importância de compartilhar experiências nos procedimentos que asseguram mais efetividade à prestação jurisdicional. “Ao obter algumas informações sobre a implantação da CPE verificamos a relevância das secretarias centralizadas e, a partir daí, podemos aprender com os colegas para aproveitar no Amapá”.
O juiz Paulo Afonso de Oliveira, diretor da Central de Processamento Eletrônico, e a diretora de Secretaria Judiciária de 1º Grau, Conceição Pedrini Pereira, apresentaram todo o funcionamento e procedimentos da CPE ao presidente e à equipe técnica do Tribunal de Justiça do Amapá.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Desembargador Divoncir Schreiner Maran, ressaltou a importância dessa troca de experiências e integração de boas práticas para o aprimoramento constante da justiça.
Saiba mais – Com o início de sua atuação em 2013 nas Varas de Execução Penal do Estado, a Central de Processamento Eletrônico está constantemente ampliando sua atuação em diversas varas da Capital e do interior. O resultado desta ação tem sido um volume muito grande de processos sendo arquivados.
O "Cartório do Futuro", como é conhecida, permite uma automatização de muitas etapas, além disso, a efetividade da CPE se deve a fatores estruturais e tecnológicos. A Secretaria Judiciária de Primeiro Grau (SJPG) é a responsável pela execução e funcionamento da CPE.
Dentre os diferenciais da CPE estão o uso de equipamentos de alta tecnologia, treinamento de pessoal, além de uma estrutura física onde o mobiliário e o local foram planejados para propiciar o máximo de produtividade e concentração.
O objetivo da Central é atuar, em poucos anos, em processos de todas as Varas do Poder Judiciário estadual. Tudo isto só será possível porque atualmente quase a totalidade dos processos que tramitam em Mato Grosso do Sul são eletrônicos.
A inovação do TJMS despertou interesse por parte de várias Cortes brasileiras, que já enviaram representantes para conhecerem pessoalmente as instalações da CPE.
Macapá, 19 de setembro de 2017-
Fonte: TJMS
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 19 Setembro 2017 00:34