TJAP realiza curso de Mediação Familiar para casais do programa Casamento na Comunidade

casafamiliar 1O Tribunal de Justiça do Amapá realizou, nesta quarta feira (13), o Curso “Oficina do Casamento – Mediação Familiar” contando com a participação dos 130 casais que estão aptos a participar do Projeto Casamento na Comunidade. O casamento coletivo já é realizado efetivamente pelo Tribunal há 15 anos, e esta é a segunda edição do curso em 2017 que prepara os noivos e noivas para o matrimônio.

casafamiliar 9A juíza Joenilda Lenzi, coordenadora do programa, conta que a realização do curso tem como objetivo capacitar os casais que buscam regularizar sua situação familiar com técnicas de conciliação para que saibam lidar com os conflitos que são naturais em qualquer ambiente familiar. “A nossa intenção é dar suporte para que eles possam aprender a lidar com seus conflitos de uma forma mais positiva e minimizar os danos causados por separação e divórcios, que causam muitos transtornos para todas as famílias”, disse a juíza Joenilda Lenzi.

casafamiliar 15O workshop foi criado para agregar valor ao Programa Casamento na Comunidade e oferece técnicas de mediação familiar como: constelações familiares, escuta ativa, círculos restaurativos e exercícios de neurolinguística que auxiliam a reprogramar padrões de comportamentos e linguagem geradores e alimentadores de conflitos. O workshop contou com palestras ministradas pela juíza Joenilda Lenzi e pelas servidoras Sâmia Waldeck e Odjônia Seabra.

casafamiliar 6O supervisor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Macapá – CEJUSC, Marcelo Miranda, destaca que a importância do curso é fazer com que os casais compreendam que o casamento não se resume em oficializar a união, mas também em todo o cotidiano dos casais. “Através da oficina eles terão conhecimento do que pode acontecer ao longo de um relacionamento e saber lidar com os conflitos utilizando as técnicas de conciliação”, explicou. 

casafamiliar 19José Antônio e Joana Joaquina vivem em união estável há um ano e consideram o curso uma iniciativa muito importante, pois na oficina é possível identificar, por meio das dinâmicas que foram realizadas, pequenos conflitos que o casal já passou. “Através das dinâmicas colocadas identificamos pequenos conflitos que vivenciamos na relação, mas com a utilização das técnicas buscaremos evitar que os conflitos voltem a acontecer”, ressalta José Antônio.

casafamiliar 26Adriano Santos é casado com Denise Mesquita há quatro anos e conta que buscou o Projeto Casamento na Comunidade para oficializar o relacionamento, mas também reafirmar os laços de amor e companheirismo. Em relação à oficina, Adriano conta que a palestra traz fatos que ocorrem no dia a dia do casal e que por falta de conhecimento e experiência pode ocasionar desentendimentos. "Com a oficina os casais passam a ter recursos para desviar destes possíveis conflitos, fazendo com que a relação seja duradoura", destacou.

Esta segunda edição, de 2017, do programa Casamento na Comunidade irá acontecer na sexta-feira, 15 de setembro, no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, número 532, às 17 horas.

Macapá, 14 de setembro de 2017-  

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD