Servidores do Judiciário participam de capacitação sobre Instrução Normativa que regula regras sobre contratações

EJAPFISCALIZACAO 9A Instrução Normativa nº 05 de 2017, publicada em 26 de maio de 2017, pelo Ministério do Planejamento e Gestão, é tema de curso do qual participam servidores e assessores jurídicos do Tribunal de Justiça do Amapá. Iniciado nesta segunda-feira (04), o curso prossegue até terça, e acontece no Plenário do TRE/AP.

EJAPFISCALIZACAO 5A IN dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional observando as fases de Planejamento da Contratação, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato, os critérios e práticas de sustentabilidade e o alinhamento com o Planejamento Estratégico do órgão ou entidade.

EJAPFISCALIZACAO 11O módulo é ministrado pelo professor Paulo Sérgio Monteiro Reis, bacharel em Direito e Engenheiro Civil, com mais de 42 anos de experiência na Administração Pública, especialmente em processos de contratação de bens e serviços, como Presidente de Comissão de Licitação, Pregoeiro, Diretor-Geral de Tribunal Regional Eleitoral e Diretor de Departamento de Engenharia, entre outras. Professor aposentado da Universidade Federal do Pará, é doutrinador na área de licitações e contratos administrativos, sendo colaborador de diversas revistas especializadas na área.

EJAPFISCALIZACAO 2Acerca das novas regras que regulam as relações de trabalho a partir de 2017, o professor considera que a principal inovação, com relação à administração pública, é a permissão para contratação direta com objetivo de atender atividades fim. “Considero que, como toda Lei nova, tem pontos positivos e negativos e num primeiro momento isso causa impacto, afinal como vamos colocar a administração pública nas mãos de terceiros? Mas, por outro lado, tiveram o cuidado de manter nas mãos dos servidores toda a atividade de planejamento e controle. Só a operacionalização é que poderá ser terceirizada, portanto não me parece que haja grande risco para a administração”, declarou.

Por outro lado, o professor afirmou, em determinado momento do treinamento, que “o mundo encara produtividade, profissionalismo e segurança de um modo”, ou seja, com seriedade. Já o Brasil “encara o menor preço com prioridade”. Segundo ele, esse traço cultural o preocupa tanto com relação à nova legislação trabalhista, quanto com relação às licitações.

“O que vemos hoje na administração pública brasileira é contratação pelo preço mais baixo e isso tem feito com que se contratem produtos de baixíssima qualidade, serviços de péssima qualidade porque a regra só se preocupa com o preço. No mundo inteiro se faz o mesmo processo e se contrata bem. No Brasil, infelizmente, a gente não consegue contratar uma caneta esferográfica que preste, e aí vem a pergunta: se eu não consigo contratar uma caneta esferográfica que preste como vou conseguir contratar uma boa obra de engenharia”, argumenta o professor, defendendo que a administração pública precisa mudar.

EJAPFISCALIZACAO 13O servidor do TJAP, Max Aviz, assessor jurídico na Diretoria Geral, considerou que a Instrução Normativa é importante, apesar de não ser obrigatória para a esfera estadual, é fundamental porque sua aplicação garante celeridade e eficiência aos processos, “além de atender às normatizações de todo o país”.

-Macapá, 05 de setembro de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: 
www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM

Programa nas Ondas do Judiciário – Rádio Difusora

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD