EJAP oferece curso sobre auditoria e controladoria interna para servidores do TJAP

AUDITORIAEJAP 5A Escola Judicial do Amapá deu início, nesta segunda-feira (04), na sala de treinamentos do Tribunal Regional Eleitoral, ao curso “Auditoria e Controle Internos”, para servidores de todos os setores do Tribunal de Justiça do Amapá. O conteúdo da capacitação é ministrado pelo professor Moisés Silva Campos, contabilista com especialização em Auditoria e Controladoria, além de servidor do TRE.

AUDITORIAEJAP 2O curso que prossegue até quarta-feira (06) tem o objetivo de apresentar os principais conceitos e definições de auditoria de controle interno, para o qual foram convocados servidores dos mais diversos setores do TJAP. “Essa matéria atinge o dia a dia de todos os gestores, uma vez que, no desenvolvimento do seu trabalho eles têm objetivos a alcançar e, consequentemente, riscos que podem impedir o alcance desses objetivos. Nesse sentido, o controle vem mitigar esses riscos, dando mais eficiência aos processos e gerando melhores resultados aos produtos e serviços que serão entregues”, explica o instrutor.

Para o professor, o Brasil passa por um momento de transição, pelo qual a simples ideia de “apenas cumprir uma lei” está obsoleta. “Temos que cumprir a lei, mas também buscar objetivos, produtos de qualidade e custos reduzidos, combatendo ao máximos as falhas e fraudes. Não podemos esperar que uma denúncia, uma investigação policial venha demonstrar uma fragilidade do sistema de controle interno das entidades. Ao contrário, elas devem se fortalecer internamente para evitar e detectar essas falhas e fraudes, dando a elas o encaminhamento necessário”, afirmou Moisés Silva.

AUDITORIAEJAP 3O Departamento de Informática do TJAP esteve representado no curso pelo servidor Demóstenes Ramos. Para ele, o treinamento é essencial para o trabalho de monitoramento da aplicação dos recursos públicos. “No poder público tudo gira em torno de contratações e de aplicação de recursos públicos, então é fundamental que a cada dia a gente mantenha esse controle. Sobretudo no Judiciário, que hoje funciona sob a orientação de resoluções emanadas pelo Conselho Nacional de Justiça”, analisa o servidor.

AUDITORIAEJAP 4A servidora Ângela Dias, Diretoria da Assessoria de Controle Interno do TJAP, ressalta que esse controle deve ser feito por todos os setores da instituição. “A partir do momento que cada departamento passa a exercer o seu controle interno, traz melhorias para dentro da instituição como um todo. A unidade específica tem controle interno tem como principal função verificar se esse controle está sendo realizado nos diversos setores”, esclarece Ângela.

-Macapá, 04 de setembro de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: 
www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM

Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM

Programa nas Ondas do Judiciário – Rádio Difusora

Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD