EJAP realizou 2ª etapa do curso de Técnicas de Atermação para servidores da Justiça
Durante três dias (28,29 e 30/08) dias a Escola Judicial do Amapá – EJAP realizou a segunda etapa do curso de Técnicas de Atermação e Português para servidores do Judiciário que atuam na rede do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão – SIAC/SuperFácil.
A aplicação do curso teve como objetivo aperfeiçoar os textos feitos pelos servidores durante a elaboração do documento de atermação – declaração que auxilia o trabalho do juiz na medida em que a clareza do pedido facilita o andamento do processo.
O palestrante José Heleno Vanzeler, licenciado em Letras pela Unifap, professor de Língua Portuguesa e Analista Judiciário do TJAP, falou sobre a importância da linguagem correta no trabalho.
“O fenômeno linguístico está afixado à prática jurídica, assim, o uso adequado da linguagem verbal e o conhecimento da norma culta da língua portuguesa são imprescindíveis para os profissionais que atuam na área judiciária”, ressaltou José Heleno.
A juíza Nelba de Souza Siqueira Almeida, titular da 3ª Vara do Juizado Especial Cível Central da Comarca de Macapá, falou aos participantes sobre como é importante os servidores estarem atualizados e familiarizados com o português correto para o bom funcionamento da comunicação no trabalho.
“Reduzir a termo as demandas trazidas diretamente pelos jurisdicionados aos Juizados Especiais, por meio do SIAC, é uma atividade que requer dos servidores um bom conhecimento da norma culta da língua portuguesa e uma excelente capacidade redacional, pois uma falha nesse ato poderá por em risco os direitos dos cidadãos, bem como dificultar a atividade dos magistrados”, ressaltou a magistrada.
Os temas abordados durante o curso foram: o ato da comunicação: elementos da comunicação e funções da linguagem; Redação: ato consciente e planejado; Características fundamentais da linguagem jurídica; Coerência e coesão; Juizados Especiais; Atermação; Norma culta da Língua Portuguesa: pontos essenciais da gramática; Sintaxe e Prática da escrita.
-Macapá, 31 de agosto de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 31 Agosto 2017 12:39