Círculo Restaurativo marca a terceira reunião do comitê de práticas restaurativas do TJAP

COMITEPRATICASS 1O terceiro encontro deste ano do Comitê de Práticas Restaurativas do Tribunal de Justiça do Amapá, realizado na tarde de terça-feira, 29, no TJAP, foi marcado pela originalidade. Os integrantes do Comitê se reuniram em círculo, prática diferente de uma simples mediação de conflito por adotar metodologia que facilita o diálogo, ou seja, quando todos os participantes têm à mão o “objeto da fala” e a oportunidade de se manifestar.

COMITEPRATICASS 15Para o desembargador Carmo Antônio de Sousa, coordenador do Comitê de Práticas Restaurativas, a reunião serviu para uma avaliação das ações desenvolvidas por cada integrante da comissão, além de traçar uma nova plataforma de trabalho para os próximos dias.

“Nós tivemos diversos encaminhamentos e eu tenho certeza que todos os nossos círculos se estabelecem a partir de agora colocando o Amapá na vanguarda das práticas restaurativas no Brasil”, afirmou o desembargador.

COMITEPRATICASS 9Na reunião também foram apresentados os novos membros do comitê representando o Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP) e Defensoria Publica do Estado (DEFENAP). O objetivo foi alinhar as técnicas que estão sendo desenvolvidas nos diversos órgãos, visando o aprimoramento das ações de cidadania e pacificação social na comunidade, através da atuação da Justiça Restaurativa no Amapá.

COMITEPRATICASS 13Passam a integrar o Comitê o defensor público Diogo Grunho e a advogada Lilian dos Santos Martins, presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/AP. Eles receberam todas as orientações acerca da prática de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção da Paz.

“Viemos reforçar as atividades do Comitê e mostrar quais são as atividades da Defensoria Pública para atuarmos de maneira conjunta com os demais órgãos, que já estão engajados com o mesmo propósito que é melhor atender ao jurisdicionado”, disse o defensor público.

COMITEPRATICASS 20“Estamos aqui para ajudar nesse novo trabalho da Justiça e que vem dando certo, que é dar acesso à sociedade que busca a pacificação social através da Justiça Restaurativa e de ações que visem a solução pacífica dos conflitos”, afirmou a advogada Lilian Martins.

COMITEPRATICASS 22A juíza Larissa Noronha, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana e membro do Comitê há dois anos, avaliou a reunião como positiva porque deu a liberdade a todos os membros de sugerir e deliberar os próximos itens da pauta e fomentar as práticas.

“Decidimos aqui chamar a UNIFAP e outras entidades para reforçar essa equipe que está cada vez mais afinada, não esquecendo de darmos o apoio necessário aos servidores que foram capacitados para atuar nos Centros Judiciário de Solução de Conflitos”, avaliou a magistrada.

COMITEPRATICASS 24A coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, juíza Joenilda Lenzi, também destacou a importância do Comitê que por meio da capacitação de servidores e colaboradores tem permitido solucionar conflitos entre assistidos e transformá-los em ações positivas para promoção da cultura da paz. 

“Nossa intenção é que mais pessoas sejam alcançadas por esse trabalho que tem uma abrangência social e uma relevância muito grande”, frisou a juíza.

Macapá, 04 de Setembro de 2017 -

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD