EJAP promove 3º Debate Permanente sobre questões controvertidas com o tema Fundamentos da Prisão Preventiva

debatepermaente 15O 3º Debate Permanente realizado pela Escola Judicial do Amapá – EJAP- reuniu magistrados das varas criminais para alinhar entendimento sobre o tema “Fundamentos da Prisão Preventiva”. Presidido e mediado pelo desembargador João Guilherme Lages, coordenador da área criminal do TJAP, o encontro aconteceu no final da tarde da última sexta-feira (25), na sala de audiências da Turma Recursal.

debatepermaente 2O tema foi apresentado pela juíza Aline Conceição Cardoso de Almeida Perez, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, e teve como relator o desembargador Carmo Antônio de Souza. Os magistrados discutiram parâmetros para fundamentação da prisão preventiva, focalizando as causas enfrentadas com mais frequência no dia-a-dia forense. A intenção é padronizar procedimentos entre os juízes e desembargadores, a partir de um entendimento comum.

debatepermaente 6Ao final dos debates foram expedidas recomendações que servirão de norte para as próximas decisões acerca do tema. Uma delas enfatiza que a “prisão preventiva tem natureza cautelar, não se prestando ao combate da criminalidade ou à finalidade educativa/retributiva antecipada”, portanto precisa ser justificada quanto a real necessidade de manter o réu preso para assegurar o bom andamento do processo.

Outra recomendação reforça que a prisão preventiva “não é legítima quando fundada na gravidade abstrata da infração penal ou em ilações genéricas, como mera possibilidade de fuga do agente, clamor público ou comoção social”, deixando claro que o julgador deve se ater aos fatos concretos e à letra da Lei.

debatepermaente 17Já “a reiteração delitiva, a periculosidade social do agente, a participação em organização criminosa e a gravidade concreta do crime são elementos aptos a demonstrar a necessidade de acautelar a ordem pública, mediante a decretação da prisão preventiva do acusado”, define outra das recomendações. Todas as 14 recomendações aprovadas podem ser consultadas no link:

http://www.tjap.jus.br/portal/images/stories/ejap/3o-debate-permanente.pdf

O Debate Permanente promovido pela Escola Judicial do Amapá ocorre bimestralmente, sendo que esse foi o primeiro do ano de 2017.

-Macapá, 30 de agosto de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD