Escola Judicial promove curso de Competência Interpessoal no Trabalho
O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), por meio da Escola Judicial do Amapá (EJAP), realiza, por toda esta semana (de 21 a 25 de agosto), o curso de Competência Interpessoal no Trabalho, ministrado pela professora pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Gestão Empresarial Monique Eliane dos Santos.
Com 30 vagas e realizado na estrutura do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE), o objetivo do curso é capacitar os servidores para que possam contribuir no aprimoramento do clima organizacional na Justiça do Amapá.
De acordo com a palestrante Monique dos Santos, a metodologia do curso consiste em equipar os servidores participantes com novas técnicas de relacionamento, amenizando conflitos e distorções que naturalmente surgem em qualquer ambiente em que convivem muitas pessoas. “Por meio de tais técnicas, é possível abrir os olhos do capacitado para a importância de uma comunicação clara e assertiva, além de perceber outras mensagens enviadas por meios não verbais, que também expressamos, mesmo sem saber, como expressões, postura e tom de voz”, explicou.
Outro ponto fundamental do curso é o aprimoramento das habilidades individuais em lidar com conflitos e diferenças de pontos de vista. “Muitos conflitos surgem pela simples falta de compreensão de que cada um tem uma história, uma carga cultural, um repertório de referências e valores diferente do meu, e um dos conteúdos tocados aqui é a necessidade de se colocar no lugar do outro para melhor estabelecer um relacionamento profissional”, complementou a palestrante.
“Partimos de um ponto básico que é o autoconhecimento – tanto de qualidades como de limitações, que todos temos – para, em seguida, aprender a reconhecer os mesmos pontos no outro, é possível que cada um de entenda como parte de uma equipe com características complementares”, esclareceu a professora Monique dos Santos. “É importante acrescentar que estes conhecimentos, embora planejados para aplicar nas relações de trabalho, podem facilmente ser estendidos a outras esferas de convivência, como o ambiente familiar ou a vizinhança, por exemplo”, concluiu.
Segundo o secretário executivo da EJAP, José Queiroz, o curso veio de encontro às necessidades constatadas junto aos gestores da Justiça do Amapá. “Com amplo apoio do presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, e do nosso diretor da EJAP, desembargador João Guilherme Lages, montamos este curso tendo em vista a capacitação e aprimoramento de nossos servidores e a melhoria do clima organizacional e ambiente de trabalho”, explicou.
“A professora Monique dos Santos já é uma parceira de longa data, tendo ministrado outros cursos aqui na Justiça do Amapá, e a convidamos novamente por ter obtido sucesso e reconhecer sua capacidade neste campo”, esclareceu Queiroz.
A servidora Rosilene Soares Santos, do Juizado Especial Sul, é uma das participantes do curso e também uma entusiasta. “Tenho tido excelentes impressões do curso, com muitos conhecimentos e experiências que, tenho certeza, contribuirão muito para o nosso dia a dia”, garantiu.
Mais do que contribuir para a convivência com colegas, Rosilene está certa de que outros campos do trabalho e da vida podem ser beneficiados. “Estas técnicas podem nos ajudar muito também na hora de lidar com o público, durante o atendimento lá no Juizado, mas até a convivência familiar pode ser ajudada com a aplicação destes conhecimentos”, complementou.
Exemplificando parte do conhecimento aprendido, ela enfatizou o diálogo “olho no olho”. “A professora Monique demonstrou para nós o quanto é importante dar plena atenção à pessoa com quem estamos falando, olhando nos olhos e mantendo foco ao assunto tratado, para que cada um se sinta bem atendido”, concluiu.
Macapá, 24 de agosto de 2017-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 24 Agosto 2017 01:01