Escola Judicial promove curso de Competência Interpessoal no Trabalho

INTERPESSOAL 3O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), por meio da Escola Judicial do Amapá (EJAP), realiza, por toda esta semana (de 21 a 25 de agosto), o curso de Competência Interpessoal no Trabalho, ministrado pela professora pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Gestão Empresarial Monique Eliane dos Santos.

INTERPESSOAL 2

Com 30 vagas e realizado na estrutura do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE), o objetivo do curso é capacitar os servidores para que possam contribuir no aprimoramento do clima organizacional na Justiça do Amapá.

De acordo com a palestrante Monique dos Santos, a metodologia do curso consiste em equipar os servidores participantes com novas técnicas de relacionamento, amenizando conflitos e distorções que naturalmente surgem em qualquer ambiente em que convivem muitas pessoas. “Por meio de tais técnicas, é possível abrir os olhos do capacitado para a importância de uma comunicação clara e assertiva, além de perceber outras mensagens enviadas por meios não verbais, que também expressamos, mesmo sem saber, como expressões, postura e tom de voz”, explicou.

INTERPESSOAL 8Outro ponto fundamental do curso é o aprimoramento das habilidades individuais em lidar com conflitos e diferenças de pontos de vista. “Muitos conflitos surgem pela simples falta de compreensão de que cada um tem uma história, uma carga cultural, um repertório de referências e valores diferente do meu, e um dos conteúdos tocados aqui é a necessidade de se colocar no lugar do outro para melhor estabelecer um relacionamento profissional”, complementou a palestrante.

“Partimos de um ponto básico que é o autoconhecimento – tanto de qualidades como de limitações, que todos temos – para, em seguida, aprender a reconhecer os mesmos pontos no outro, é possível que cada um de entenda como parte de uma equipe com características complementares”, esclareceu a professora Monique dos Santos. “É importante acrescentar que estes conhecimentos, embora planejados para aplicar nas relações de trabalho, podem facilmente ser estendidos a outras esferas de convivência, como o ambiente familiar ou a vizinhança, por exemplo”, concluiu.

INTERPESSOAL 5Segundo o secretário executivo da EJAP, José Queiroz, o curso veio de encontro às necessidades constatadas junto aos gestores da Justiça do Amapá. “Com amplo apoio do presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, e do nosso diretor da EJAP, desembargador João Guilherme Lages, montamos este curso tendo em vista a capacitação e aprimoramento de nossos servidores e a melhoria do clima organizacional e ambiente de trabalho”, explicou.

“A professora Monique dos Santos já é uma parceira de longa data, tendo ministrado outros cursos aqui na Justiça do Amapá, e a convidamos novamente por ter obtido sucesso e reconhecer sua capacidade neste campo”, esclareceu Queiroz.

INTERPESSOAL 7A servidora Rosilene Soares Santos, do Juizado Especial Sul, é uma das participantes do curso e também uma entusiasta. “Tenho tido excelentes impressões do curso, com muitos conhecimentos e experiências que, tenho certeza, contribuirão muito para o nosso dia a dia”, garantiu.

Mais do que contribuir para a convivência com colegas, Rosilene está certa de que outros campos do trabalho e da vida podem ser beneficiados. “Estas técnicas podem nos ajudar muito também na hora de lidar com o público, durante o atendimento lá no Juizado, mas até a convivência familiar pode ser ajudada com a aplicação destes conhecimentos”, complementou.

Exemplificando parte do conhecimento aprendido, ela enfatizou o diálogo “olho no olho”. “A professora Monique demonstrou para nós o quanto é importante dar plena atenção à pessoa com quem estamos falando, olhando nos olhos e mantendo foco ao assunto tratado, para que cada um se sinta bem atendido”, concluiu.

 

Macapá, 24 de agosto de 2017-  

Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD