Diretores de fóruns integram encontro para discutir Gestão Estratégica no Judiciário do Amapá
Com o tema “Gestão Estratégica de Unidades Judiciárias”, o Tribunal de justiça do Amapá realizou na manhã desta quinta-feira (10), o 2º Encontro de Diretores de Fóruns do Poder Judiciário do Amapá com palestras e debates.
O diferencial desse segundo encontro foi a presença do palestrante Marcus Vinícius Mendes do Vale, juiz de direito que atua há 20 anos na magistratura do Estado de Minas Gerais, atualmente juiz auxiliar da corregedoria-geral do Tribunal de Justiça mineiro, pós-graduado em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e responsável pelo acompanhamento do desdobramento do planejamento estratégico de unidades judiciárias daquele estado.
O palestrante abordou o tema “Gestão Estratégica de Unidades Judiciárias – Desdobramento de 4º nível: Gestão Judiciária Aplicada”. Ele considerou como principal finalidade a modernização da gestão dos órgãos do Poder Judiciário, e implementação de técnicas que busquem a aproximação dos servidores que estão nas mais distantes comarcas com a alta gestão.
Ressaltou ainda a importância de estabelecer mudanças capazes de agilizar os processos e o atendimento ao cidadão que busca a resolução de conflitos principalmente nos juizados especiais.
“Muitas vezes aquele servidor que está lá no interior se sente desprestigiado por não participar da construção de políticas públicas que afetam a vida deles. Nós precisamos mudar essa relação, assim como melhorar a relação entre a sociedade e o Poder Judiciário. Portanto, a proposta do CNJ e aqui no Amapá já começou a ser colocada em prática pelo presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, é mudar essa realidade. Ela nos trouxe essa liberdade de estabelecer metas locais e planos de ação visando uma maior eficácia na prestação jurisdicional”, explicou o palestrante.
Para o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, o tema em questão foi mais que uma palestra, foi uma oficina da qual também participaram como debatedores os magistrados do Amapá Eduardo Navarro, diretor do Fórum do Juizado Especial Virtual e Luiz Kopes Brandão, diretor do Fórum da Comarca de Ferreira Gomes.
A equipe do juiz Eduardo Navarro, diretor do Fórum do Juizado Especial Virtual de Macapá, fez uma explanação sobre os resultados alcançados a partir do estabelecimento de metas com a implementação do processo de gestão participativa na unidade judicial.
“Nós precisamos definir e seguir como estratégia de administração a gestão compartilhada, em que todas as unidades judiciárias sigam a um procedimento operacional padrão. Esse é o grande tema em nível local, regional e nacional, mas, é claro, vamos levar ao conhecimento do pleno para a apreciação”, finalizou o presidente do TJAP.
-Macapá, 10 de agosto de 2017-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 10 Agosto 2017 11:40