TJAP inova oferecendo curso de mediação para casais

CASAISNUPEMEC 69O Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP) e do Fórum da Central de Tratamento de Conflitos da Zona Norte, realizou o curso “Família e Casamento: dois projetos em discussão”, entre os dias 17 e 21 de julho.

 

CASAISNUPEMEC 18Integrado à prática “Prevenção contra a desestabilidade matrimonial: técnicas de mediação para resolução de conflitos no matrimônio”, o curso, com carga de 15 horas/aula, buscou orientar casais e familiares em técnicas de mediação para promover melhor harmonia nos relacionamentos. Além das técnicas de conciliação, foram tratados diversos outros conteúdos de base, como os módulos: conceitos de “vida a dois” e “almas gêmeas”, elos e vínculos de ancestralidade e parentalidade, características dos relacionamentos estáveis, e “família e casamento como projetos em discussão”, entre outros.

CASAISNUPEMEC 33Realizada em cooperação com a igreja Canal da Bênção, localizada no Bairro Infraero, em Macapá, participaram 71 pessoas.

De acordo com a instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, o curso representa mais um reforço para os casais, seja para prevenção ou mesmo para tratamento de situações de conflitos já existentes. “Esta iniciativa surgiu a partir de sugestões de participantes de nossos cursos de mediação e conciliação, que perceberam que as técnicas que estavam aprendendo poderiam ser estendidas às suas vidas pessoais, seus casamentos e demais relações familiares”, explicou.

“Criado por alunos do curso de capacitação de mediadores e conciliadores, como um projeto teórico, detectamos a qualidade da ideia e procuramos aperfeiçoá-la e colocá-la em prática”, complementou Sonia Ribeiro.

CASAISNUPEMEC 28Para a presidente do NUPEMEC, desembargadora Sueli Pini, o curso “Família e Casamento: dois projetos em discussão” é uma importante prática. “A unidade familiar é a mais importante base de uma sociedade e ficamos muito satisfeitos com o fato de podermos contribuir com a manutenção e estabilidade destes matrimônios, reforçando este compromisso que influencia diretamente na comunidade em que vivemos”, acredita a desembargadora.

Ainda segundo a presidente do NUPEMEC, “com famílias estruturadas, nas quais cada um cumpre seu papel e se empenha para dar conta das responsabilidades que assumiu, o Poder Público pode se concentrar nas atividades que efetivamente lhe cabem, como a segurança, aprimorando a qualidade de vida da população”.

No encerramento do curso, todos os casais presentes passaram por uma cerimônia de confirmação de votos matrimoniais, com direito a certificado de renovação assinado pela coordenadora do CEJUSC, juíza Joenilda Lenzi.

-Macapá, 09 de agosto de 2017-

Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD