Nupemec fará visita técnica junto à Caesa para implementar mutirão de conciliação no final de agosto

nupemeccaesa 7A presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (NUPEMEC), desembargadora Sueli Pereira Pini, e a coordenadora do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juíza Joenilda Lenzi, realizarão visita técnica ao presidente da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Amapá (CAESA), Valdinei Santana Amanajás, na próxima segunda-feira (31). O objetivo é tratar da realização de um mutirão de mediação e conciliação, que concentrará cerca de 300 audiências entre os dias 21 e 25 de agosto.

nupemeccaesa 1De acordo com a instrutora do Nupemec, Sônia Ribeiro, a visita também deverá estimular uma sensibilização da administração da Caesa e de seus servidores para a valorização da composição pacífica de conflitos. “Capacitamos uma grande turma de servidores, tanto da CAESA quanto da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), e são estes profissionais já treinados em metodologias autocompositivas que nos ajudarão na realização deste mutirão no final de agosto. Também pretendemos formar novas turmas, ainda em 2017, para ampliar o número de mediadores da Caesa”, esclareceu Sônia Ribeiro.

De acordo com a desembargadora Sueli Pini, a mediação e a conciliação de conflitos, longe de apenas desafogar as demandas do Judiciário, também promovem um reparo na relação entre consumidores e concessionárias de serviços públicos.

nupemeccaesa 3“É sempre muito bom restaurar o relacionamento das partes de um conflito, o que tem muito mais chances de acontecer quando aplicadas as metodologias autocompositivas”, defende a presidente do Nupemec. “Quando cada extremo de uma situação conflituosa tem a oportunidade de travar um diálogo, devidamente mediado por um profissional capacitado com esta finalidade pacificadora, o protagonismo das partes e o contato em tom amistoso conseguem resolver a questão em cerca de 70% dos casos”, complementou.

Segundo a assessora jurídica da Caesa, Valeria do Socorro Nunes Tavares, “os servidores da Caesa serão supervisionados pela equipe do TJAP, uma vez que esta será a primeira vez que oficialmente aplicarão estes conhecimentos”, explicou.

Mais do que uma ação pontual, a pretensão da Caesa é realizar pelo menos um mutirão por mês. “Nossa intenção é assinar um Termo de Cooperação para criar nosso próprio Núcleo de Conciliação, até por que temos um número grande de inadimplentes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, com valores que alcançam mais de R$ 1 milhão”, concluiu a assessora Valeria Tavares.

 

- Macapá, 28 de junho de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD