Estagiários do TJAP participam de capacitação sobre conciliação e mediação de conflitos

SemanaConciliaEstagNupemec 1Durante uma semana o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) proporcionou, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (NUPEMEC), o curso de Conciliação e Mediação para Novos Estagiários.

 

SemanaConciliaEstagNupemec 3Ministrado pelas conciliadoras Sônia Ribeiro e Conceição Meirelles, o curso contou com cerca de 40 acadêmicos do curso de Direito. A iniciativa teve como finalidade a formação de estagiários, oriundos do recente processo seletivo, como conciliadores e mediadores desse para desenvolvimento de atividades autocompositivas nas unidades da Justiça do Amapá.

SemanaConciliaEstagNupemec 9A acadêmica do quinto semestre do curso de direito do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), Deise Brasil, foi uma das participantes do treinamento. Em breve relato sobre o que aprendeu no curso, ela destacou que as atividades de atendimento pré-processual já representam um grande passo para a resolução de conflitos sem que estes precisem chegar aos tribunais.

“O diálogo ainda é muito importante na hora em que se procura resolver um conflito, principalmente quando resulta em algo positivo para as partes”, considerou a estagiária. “A pacificação por meio da conciliação é o melhor caminho para isso”, concluiu a acadêmica de direito Deise Brasil.

SemanaConciliaEstagNupemec 8Para a juíza Joenilda Lenzi, coordenadora da Central de Conciliação do Fórum da Comarca de Macapá, o curso faz parte da formação dos novos estagiários dentro da nova política estratégica do TJAP, que tem, entre outros objetivos, o de inserir os acadêmicos no contexto da pacificação social, proporcionada pelos métodos autocompositivos, além de contribuir na sua formação superior.

“Nos ambientes do judiciário onde atuarão, eles já ingressarão com essa visão diferenciada do Judiciário”, acredita a magistrada. “Por serem acadêmicos eles também podem disseminar essa cultura da paz e fazer um trabalho igualmente diferenciado”, complementou a juíza.

Após uma semana de curso, os estagiários já estão lotados nos Centros Judiciários de Resolução de Conflitos (Cejuscs) dos Juizados Especiais da Comarca de Macapá.

 

- Macapá, 26 de Julho de 2017 -

Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

.

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD