Crianças do projeto Samuzinho são beneficiadas com recursos oriundos de penas e medidas alternativas aplicadas pelo Judiciário

samuzinho 17 Parceiros desde 2016, a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Macapá e o projeto Samuzinho Kids, da Prefeitura da Capital, deram mais um passo no trabalho de educação para a cidadania de crianças de 5 a 10 anos. Com recursos oriundos da aplicação de penas e medidas alternativas, a VEPMA doou 1.504 itens para o projeto, entre camisas, bonés, bermudas, mochilas, agendas, canetas, cones, tendas e outros, somando um valor total de R$ 22.384,50 (vinte e dois mil, trezentos e oitenta e quatro reais e cinquenta centavos).

samuzinho 3 O projeto é uma iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Ele atua nas escolas da rede municipal de ensino, conscientizando as crianças sobre a importância do serviço prestado pelo SAMU e, sobretudo, acerca da redução do número de trotes passados ao telefone 192.

 

samuzinho 13 Em seu despacho favorável ao apoio, o juiz Rogério Bueno da Costa Funfas, titular da VEPMA, afirma que os relevantes serviços prestados pelo SAMU merecem um trabalho preventivo sobre as consequências nefastas dos trotes, uma vez que seus resultados prejudiciais são evidentes quando a equipe de atendimento deixa de atender a uma ocorrência real, atingindo a sociedade em geral. “Esse projeto é muito interessante porque atinge as crianças na fase da primeira infância, porque assim os valores repassados ficam arraigados nas mentes dos pequeninos”, afirma.

 

O magistrado exemplifica que “estudos científicos apontam nesse sentido, e se as crianças crescem recebendo noções de valores e princípios, ainda que o ambiente externo em que vivem seja de risco, elas vão ter embutidos valores que recebem através por meio desses projetos. Há relatos de crianças que até passam a repreender os pais sobre atitudes que observam como erradas”.

 

samuzinho 15 Rômulo Medeiros, chefe de secretaria, que representou a VEPMA no evento de entrega dos itens de apoio ao projeto Samuzinho, afirma que essa é a segunda vez que a VEPMA transfere recursos para o projeto. Em 2016 foram repassados R$ 17.971,00 (dezessete mil, novecentos e setenta e um reais). Ele informa ainda que há vários outros projetos que recebem recursos oriundos de penas e medidas alternativas. Dentre eles destaca a Escola Elci Rodrigues, com um projeto de horticultura; o Batalhão Ambiental da PM; o BPTRAN; o Centro de Internação Feminina – CIFEM, que teve uma sala de informática equipada por meio da parceria.

 

samuzinho 10 “Todos os valores que são doados às instituições passam por um procedimento burocrático, através do qual é feito um Termo de Parceria, verificando a legalidade da instituição pleiteante, com diligências aos locais onde elas atuam. Posteriormente elas apresentam um projeto, que será analisado e, se aprovado receberá o recurso. Após isso, a instituição tem que fazer a prestação de contas corretamente, que será analisada pela equipe psicopedagógica da VEPMA, pelo promotor de Justiça e pelo Juiz. Por fim, ainda é analisada pela Corregedoria, ou seja, é um procedimento muito bem fiscalizado”, explica Rômulo.

 

-Macapá, 18 de julho de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD