Peregrinação das imagens de São Jorge e São Tiago chega ao TJAP
Vestidos de branco os cristãos e de vermelho os mouros, a comitiva de São Jorge e São Tiago chegou ao prédio do Tribunal de Justiça do Amapá, na manhã desta quinta-feira, para a tradicional peregrinação em comemoração às festividades de São Tiago, celebrado no dia 25 de julho.
Magistrados, servidores, colaboradores, estagiários e bolsistas do Judiciário amapaense estiveram presentes para receber a peregrinação, uma tradição com cerca de 240 anos no Amapá.
O presidente do TJAP desembargador Carlos Tork, pontuou que é uma honra para o Judiciário ter a oportunidade de receber São Jorge e São Tiago na casa da Justiça amapaense. “Quero ressaltar, também, que Mazagão é um lugar lindo e transmite uma paz incrível e quando a comunidade se reúne para produzir o que quer que seja, sempre sai uma coisa bonita e bem feita, como são as festividades do mês de julho. Parabéns a toda a comunidade de Mazagão!”, disse o presidente.
”Essa é uma das festas mais tradicionais do povo amapaense, e é linda. Isso é Amapá, isso é Amazônia! Parabéns por essa belíssima festa e fico muito feliz em ver que o povo amapaense está mantendo a tradição. Aproveitando a oportunidade, também quero pedir a bênção de São Tiago e São Jorge”, ressaltou o vice-presidente da Corte, desembargador Gilberto Pinheiro.
A festa de São Tiago é marcada pela batalha entre mouros e cristãos, com a simulação da batalha campal entre dois grupos de cavaleiros. A dramatização tem início com a apresentação dos grupos e a troca de embaixadas, quando o emissário do rei cristão propõe aos mouros que aceitem o cristianismo e, mediante a negativa, declara-lhes guerra.
A luta se desenvolve mediante a exibição de diferentes evoluções executadas pelos participantes, com a subsequente tomada de um castelo. Os participantes vestem trajes adornados – os cristãos, com cores azuis ou brancas, e os mouros, com vermelho. Os animais também aparecem enfeitados, alguns com estrelas e outros com a lua crescente. As armas são lanças, espadas de madeira, garruchas ou pistolas. A evolução dos movimentos é permeada por insultos e desafios verbais, por música e bailados. Ao final, os mouros são invariavelmente vencidos, acabando por aceitar o batismo e converter-se.
-Macapá, 13 de julho de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 13 Julho 2017 07:36