Plenário do TJAP recebe o primeiro curso de capacitação para agentes do projeto “Namoro sem Violência”

camufnamoro 22O primeiro curso de capacitação para agentes multiplicadores do projeto "Namoro sem Violência", do Governo do Amapá, aconteceu no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá - TJAP. A realização é do Centro de Atendimento à Mulher e à Família – Camuf. Foram mobilizadas 150 pessoas, entre agentes de segurança pública e técnicos de instituições de amparo e prevenção à violência contra a mulher e à juventude.

camufnamoro 23A coordenadora do CAMUF, Patrícia Palheta, explica as motivações e metas da capacitação. “O CAMUF tem um setor de prevenção, que identificou nas escolas a ocorrência de diversas formas de violência entre os jovens. Constatamos também que essa violência parte tanto do menino para a menina, quanto da menina para o menino, na mesma proporção”.

camufnamoro 16Um questionário elaborado pela equipe multidisciplinar do CAMUF foi aplicado a alunos de cinco escolas, tendo como resultado a percepção de diversas formas de violência, sobretudo nas relações de namoro. “Encontramos indícios e relatos de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, todas as tipificações que são apresentadas pela Lei Maria da Penha”, relatou a coordenadora.

camufnamoro 11Com a hastag #namoroviolentonãoéamor, a campanha busca atingir os jovens por meio das redes sociais na internet. Com o curso, o público alvo são os profissionais e membros da sociedade civil, para que essas pessoas possam multiplicar os conteúdos nas escolas públicas e privadas, além de outras entidades onde os jovens se agregam, por meio de palestras educativas, dinâmicas em grupo, vídeos de conscientização e sensibilização, aplicação de questionários de pesquisas, concurso de redação, rodas de conversa e a criação de um manifesto em vídeo com todos os jovens participantes.

camufnamoro 26A iniciativa do CAMUF/AP é inédita no Brasil, segundo Patrícia Palheta. “Existe um projeto em Portugal que se assemelha a esse nosso. Mas, essa hastag e esse formato que estamos utilizando é um projeto inovador no Brasil. Sobretudo porque atua no início do processo de violência, que é o namoro. Temos registro de casos de violência que evoluíram para o suicídios e é isso que queremos evitar.

camufnamoro 24Rilene Masacarenhas, pedagoga e psicóloga do CAMUF/AP, participou do curso como palestrante sobre o tema “Ciúme Patológico”. Ela afirma que o ciúme está na raiz da maioria dos casos de violência no namoro. “Essas relações cada dia vão apresentando um desconforto, com aumento do ciúme vem baixa estima, angústia, depressão, suicídio e homicídio. Essas práticas obsessivas de fiscalização do celular, dos horários, das redes sociais, controle da forma como o outro se veste, com quem conversa, acabam por revelar um transtorno paranóico, quando a desconfiança abusiva é patológica”, explica ela.

camufnamoro 30A psicóloga relata que o público jovem hoje já é uma realidade como cliente do CAMUF. “Encontramos essa realidade do ciúme violento tanto nas relações heteroafetivas como nas relações homoafetivas, e num público cada vez mais precoce”, revela Rilene. Segundo ela, o sofrimento ocorre tanto na pessoa que é vítima do ciúme, quando naquela que apresenta o transtorno. “O jovem, ou a jovem, deixa de ter sua própria vida para se dedicar a fiscalizar o parceiro ou a parceira em todas as suas relações, até nos seus pensamentos”, explica.

O curso de capacitação “Namoro sem Violência” é uma parceria da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres com as secretarias estaduais de Educação e de Políticas para a Juventude. A iniciativa conta com apoio do Tribunal de Justiça do Amapá.

- Macapá, 05 de julho de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD