Gestão da Comunicação é debatida no XIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça
Cerca de 200 participantes, entre assessores de comunicação do Sistema de Justiça, acadêmicos de Jornalismo e profissionais de comunicação e de publicidade participaram do XIII Conbrascom, que teve como tema “Gestão da Comunicação: da rotina operacional à dimensão estratégica”. O encontro, realizado em Maceió – AL, consistiu em uma programação de três dias com palestras, painéis, debates e oficinas, além de oportunidades de confraternização e ampliação de network.
Representado na ocasião pela assessora de comunicação Bernadeth Farias, auxiliada pelo servidor Aloísio Menescal, o TJAP pôde ter contato com algumas das mais revolucionárias iniciativas de comunicação institucional, e os profissionais que as implementaram, nos âmbitos de: Comunicação Interna, Mídias Impressa, Radiofônica e Digital, Publicação Especial, Fotografia, Reportagem Escrita, Programa de TV, Inovação e Relacionamento com a Mídia, entre diversos outros temas apreciados no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.
“Foram mais de 40 projetos demonstrando boas práticas de comunicação e casos de sucesso, que nos serviram tanto para confirmar e reafirmar os caminhos já seguidos pela Assessoria de Comunicação do TJAP como para aprimorar ideias que já temos e apontar estratégias novas para o futuro”, afirmou Aloísio Menescal.
Abordando mais diretamente o tema do encontro, a primeira manhã do evento exaltou a “virada estratégica” preconizada pela maioria dos profissionais presentes. A palestra “Gestão da Comunicação: da rotina operacional à dimensão estratégica”, ministrada pelo Jornalista Jorge Duarte, e o painel “Comunicação organizacional: O que falta para que alcancemos a dimensão estratégica?”, debatido pelo jornalista Wilson da Costa Bueno e pela fotojornalista Adryana Almeida, expuseram o desafio e a necessidade de inversão de papel do setor de comunicação, perdendo o caráter funcionalista e acessório (apenas executando ou complementando estratégias da gestão) para alcançar um papel estratégico (participando ativamente e sugerindo/aprimorando estratégias a partir do ponto de vista comunicacional).
“É notável que em todo o setor público, e no caso específico do Poder Judiciário, os princípios de transparência e publicidade devem ter influência na maior parte das decisões, não apenas para mitigar riscos e eventuais danos à credibilidade institucional do órgão, mas também para garantir a confiabilidade das pessoas envolvidas”, disse Bernadeth Farias. “Participar ou, no mínimo, presenciar as principais tomadas de decisão pode significar uma maior adequação das estratégias e o fim da era das “tarefas de última hora”, que marcam o dia a dia dos profissionais deste segmento”, complementou.
O Conbrascom 2017 também proporcionou capacitação com experiências práticas aos profissionais presentes, oportunizando três Oficinas: Como obter melhores resultados no Facebook, que teve como instrutor Luciano Larossa (especialista em Facebook Marketing e Autor do ebook e do curso online Facebook para Negócios); Storytelling e memória organizacional, que teve como instrutor Rodrigo Cogo (Gerente de Desenvolvimento Associativo da Aberje, professor no MBA em Gestão da Comunicação Empresarial e autor de "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação"); e Design Thinking: encontrando soluções criativas e medindo a efetividade da comunicação, que teve como instrutor João Moreira (Consultor e Fundador da Ponte Estratégias, facilitador do curso Design Thinking Experience - Inovando Seu Modelo de Negócio e Professor de MBA de Gestão da Inovação na UNIT-AL).
A programação contou ainda com a palestra “Bastidores da Lava-jato: redes sociais e o pronunciamento das fontes no caso de maior repercussão do Brasil”, ministrada pelo Repórter da Rede Globo e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Vladimir Netto. O palestrante enfatizou a importância que a operação teve em relação à evidência colocada sobre a atuação da Justiça e da grande repercussão prática e histórica gerada direta e indiretamente por ela, transpondo os limites da atuação da Justiça Federal e povoando o imaginário e as conversas diárias de cada cidadão brasileiro.
No último painel, sobre “Como gerir adequadamente o relacionamento com os públicos de interesse”, as painelistas Anna Gomide (Diretora da agência Corcovado Comunicação Estratégica) e Viviane Mansi (Professora na Faculdade Cásper Líbero, na Fundação Getúlio Vargas e na Fundação Dom Cabral), demonstraram suas respectivas experiências e estratégias aplicadas na “gestão de crises”, enfatizando a preferência pela prioridade estratégica da “prevenção de riscos”.
“Este Conbrascom, assim como os encontros anteriores, nos proporcionou uma oportunidade de fugir à rotina da pauta, aprender a partir de outras realidades e abordagens, trocando experiências e renovando ou aprimorando nossas ideias”, disse Edney Martins, do TRT do Pará e Presidente do Fórum Nacional de Comunicação. “Este gesto de humildade que é abrir olhos e ouvido para escutar nossos pares profissionais representa não apenas um grande ganho pessoal e profissional, mas um incremento de nossa atuação para a Justiça do Pará”, concluiu.
-Macapá, 03 de julho de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
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- Criado: Segunda, 03 Julho 2017 02:38