Secretaria Única das Varas de Família zera expedientes pendentes de mais de nove mil processos
Há seis meses o coração das quatro Varas de Família da Comarca de Macapá foi unificado com a criação da Secretaria Única das Varas de Família, Órfãos e Sucessão. O que parecia uma decisão rotineira de gestão, resultou em mais celeridade no andamento dos 9.283 processos registrados, ou seja, a equipe da Secretaria Única zerou os expedientes pendentes. O feito foi motivo de comemoração entre os servidores da unidade com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, que foi até o Fórum parabenizar os servidores.
Diene Dias Alves, diretora da Secretaria, relata que o esforço de toda a sua equipe foi fundamental para que a meta fosse batida. “A criação da Secretaria Única veio para nós como uma novidade. Nesses seis meses trabalhamos para uniformizar os procedimentos das quatro varas. Agora estamos em dia com todos os atos dos juízes, as petições dos advogados e as intimações. Vamos trabalhar agora para que todos os prazos sejam cumpridos”, celebra a diretora.
A publicação da portaria única que reorganiza oficialmente as quatro varas em uma Secretaria, é determinante para que o fluxo dos processos seja célere. “Agora nós não vamos esperar apenas pelo impulsionamento dos juízes e das partes, por meio dos advogados, mas vamos poder dar passos nos processos”, explica Diene. Para ela, a unificação demandou um esforço de adaptação por parte dos servidores, mas o resultado é positivo. “Os advogados que têm processos em mais de uma vara não precisam mais ir em vários locais em busca de informações, tudo está concentrado aqui”, exemplifica.
Para o juiz auxiliar da presidência do TJAP, João Matos Júnior, essa conquista se destaca porque na maioria das unidade ainda há um retardamento no cumprimeno dos prazos. “Para nós o excepcional nesse acontecimento é que a Secretaria Única é uma experiência nova que atende quatro unidades judiciárias. Portanto, o universo de processos é maior. Isso mostra que esse modelo de gestão terá êxito muito brevemente em volume de produtividade, em redução de custos, de mão de obra e no tempo do processo. Significa o barateamento do processo com essa divisão mais racional da força de trabalho”, argumentou o juiz.
“Nós viemos até a Secretaria Única das Varas de Família parabenizar a Diene e toda a equipe. A experiência das secretarias únicas está evoluindo e já vamos começar aqui, em julho, a digitalização de todos os processos da área de família. Reuni com a equipe para definirmos juntos o melhor procedimento para fazermos essa digitalização. A equipe fez algumas sugestões, que vamos implementar”, declarou o desembargador-presidente Carlos Tork.
Segundo ele, a experiência é a positiva não só em relação ao procedimento, mas também sobre a celeridade e a produtividade. “Isso também demonstrou, com a equalização da Resolução 219, que é possível usar menos força de trabalho, a um custo menor para o erário e com melhor prestação de serviços”, finalizou o presidente.
-Macapá, 30 de junho de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 30 Junho 2017 09:19