Juizado da Micro e Pequena Empresa realizou a 26ª edição do Sábado é Dia de Negociar

SABADONEGOCIAR 12 O Juizado Especial da Micro e Pequena Empresa (Comarca de Macapá) realizou, no último dia 24, a 26ª edição do mutirão de negociação Sábado é Dia de Negociar.  A ação consiste na realização de uma série de audiências que procuram antecipar resultados de ações judicializadas, por meio de composição amigável entre as partes. 

SABADONEGOCIAR 11 Para a titular deste Juizado, juíza Eleusa Muniz, a iniciativa busca aumentar a celeridade da resolução dos conflitos por meio de composições. "Nossa expectativa é sempre de altos índices de composições bem sucedidas, pois o nosso objetivo é homologar as negociações no dia do mutirão, evitando um trâmite longo no Juizado e, com isso, priorizando o protagonismo das partes na solução final", explicou a magistrada.

Ela acrescentou que o insucesso de acordo significaria levar o caso para audiências de instrução e julgamento, para só após ter uma sentença que não necessariamente vai atender plenamente ao pedido das partes.  "A sentença do juiz em geral é imprevisível do ponto de vista das partes", acrescentou. 

SABADONEGOCIAR 3 Com 70 audiências em pauta, a maioria das demandas é por falta de pagamento, seja por uma compra de produto ou contratação de serviço. "Estamos atingindo quase 5 mil processos em andamento, a grande maioria por motivo de dívidas não pagas", detalhou. 

Esta e outras medidas restaurativas de resolução de conflitos já têm conseguido mudar em parte a cultura dos empreendedores e dos consumidores envolvidos em conflitos, segundo a juíza. "Temos encontrado mais e mais pessoas acessíveis ao acordo, que tanto não chegam para uma audiência com ideia fixa de receber seu pedido apenas na integralidade, como também pedem audiência de conciliação, talvez por já compreender que a atual situação econômica do país tem afetado a todos", concluiu a magistrada Eleusa Muniz. 

SABADONEGOCIAR 4 Segundo a Gestora de Projetos do SEBRAE, Vânia Chermont, a iniciativa é muito bem recebida pelos beneficiados e pela própria instituição. "Consideramos uma iniciativa muito positiva e um grande benefício para os empreendedores atendidos pelo SEBRAE", observa. 

"A desburocratização da solução dos conflitos e o retorno praticamente imediato que é obtido permite que eles possam dedicar mais tempo e recursos ao próprio negócio, ao invés de ficar perseguindo um resultado que pode não ser favorável’’, acrescentou Vânia Chermont. "Os atendimentos nessas ações vêm crescendo muito e a disponibilidade deles para uma solução amigável já se mostra como uma tendência real, algo que com certeza é desejado por todos nós", concluiu. 

SABADONEGOCIAR 9 Uma das partes atendidas nesta edição do Sábado é Dia de Negociar foi Cristiane Padilha, presente na ação para representar a empresa que trabalha, que já utiliza o mutirão de mediação desde pelo menos 2014. "Participamos de todas as edições, praticamente, tendo grande sucesso na solução dos conflitos e pendências’’, narrou.  

"É muito mais fácil negociar, pois ao invés de o cliente perder seu crédito ao deixar a dívida rolar com medo de juros abusivos e a empresa ficar com o prejuízo, encontramos um meio termo que ameniza o problema para ambos e, na maioria das vezes, revitalizamos o relacionamento com aquele cliente", acrescentou Cristiane. 

SABADONEGOCIAR 8 Já Ariane Borges, presente na ação em representação à Lojinha do Povo, é novata na experiência, mas já concorda com Cristiane. "Na primeira vez que viemos, tivemos um retorno muito bom e os clientes saíram satisfeitos com a negociação", relatou. 

A cooperação entre o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e SEBRAE-AP, terá mais quatro edições da ação Sábado é Dia de Negociar até o final de 2017, sempre no último sábado do mês, a partir de agosto. 

- Macapá, 27 de junho de 2017 - 

Assessoria de Comunicação Social 
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial 
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá 
You Tube: TJAP Notícias 
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial 
Instagram: @tjap_oficial 
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM 
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 969 FM 
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM 
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM 
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD