TJAP e SINJAP discutem projeto de lei que cria Programa de Aposentadoria Incentivada para magistrados e servidores

voluntariaposenta 17 Um encontro entre o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, o presidente do Sindicato dos Serventuários da Justiça, Jocinildo Moura e o deputado Estadual Charles Marques teve como tema os últimos detalhes do Projeto de Lei que instituiu o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) no âmbito do Poder Judiciário do Amapá, voltado para servidores e magistrados.

voluntariaposenta 9 De acordo com o projeto iniciado na Gestão do Desembargador Luiz Carlos, tendo a Resolução aprovada na gestão da Desembargadora Sueli Pini, e chancelado na administração do desembargador Carlos Tork, a aposentadoria será voluntária, não sendo ninguém obrigado a aderir ao Programa. Como incentivo à adesão, magistrados e servidores terão como pagamento, a título de indenização, o valor correspondente a 25% sobre o subsídio, no caso de magistrado, ou sobre a soma do vencimento e da gratificação judiciária, no caso de servidor, multiplicado pelo número de anos trabalhados em cargo efetivo ou em comissão. 

voluntariaposenta 12 “Vou dar um exemplo: se um servidor ganha três mil reais, multiplica esse valor por 30 que é a quantidade de anos de contribuição, vai chegar a ao total de 90 mil. Nós vamos pagar de indenização 25%, ou seja, além da aposentadoria ele ainda vai receber 22.500 reais", explicou o presidente Carlos Tork.  

voluntariaposenta 7 Com 71 anos de idade, 42 de serviço público e 23 de poder judiciário, o serventuário Alvino Boucinha da Fonseca participou da reunião como um dos servidores mais antigos do Tribunal de Justiça do Amapá. Ele afirmou que o programa é bom para quem está na idade e pretende deixar o serviço público com um dinheiro a mais na conta.

“Nós, servidores públicos, não temos direito a indenizações por tempo de serviço como têm outros trabalhadores quando saem da iniciativa privada. Com essa nova lei será um dinheiro a mais para iniciarmos outros projetos”, disse Alvino.

voluntariaposenta 18 O texto foi lido pessoalmente pelo parlamentar, relator do projeto, durante reunião na manhã do último sábado, 24, na sede do SINJAP, ocasião em que foram feitas as devidas alterações na proposta, que deverá entrar em pauta para votação na Assembleia Legislativa já no mês de agosto de 2017.

“Nós não podemos promover leis sem a devida cautela e é isso que estamos fazendo aqui, ouvindo as partes: Tribunal de Justiça, Sindicato dos Serventuários, Assessoria Jurídica do Sinjap e demais pessoas envolvidas no processo. Com essas alterações vamos levar à Assembleia para as devidas adequações e colocar para votação no mês de agosto”, garantiu o deputado.

voluntariaposenta 6 Para o presidente do SINJAP, Jocinildo Moura, a aprovação do Plano de Aposentadoria Voluntária no TJAP será uma vitória dos servidores que beneficia também os magistrados. “Nós estamos oferecendo opção aos servidores. Eles ficam trabalhando até os 75 anos recebendo um bônus da previdência, ou se desligam do serviço por meio da aposentadoria e vão fazer outra atividade com dinheiro no bolso, é uma opção de vida”, esclareceu Jocinildo. 

Se o Programa de Aposentadoria Incentivada for aprovado em agosto pela ALEAP, a expectativa do TJAP é que o período de adesão ao PAI seja aberto já no mês de setembro deste ano. Caso a iniciativa atraia 100% dos servidores que se enquadram nos critérios, a redução na folha de pagamento será em torno de R$ 3 milhões por ano.

 -Macapá, 26 de junho de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 969 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora.

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD