Magistrados do Amapá participam de workshop regional do CNJ sobre Infância e Juventude

infanciabelem 1Durante dois dias (19 e 20 de junho), na cidade de Belém-PA, ocorreu o Workshop Regional do CNJ com o tema "Um debate sobre a Proteção Integral da Infância e da Juventude". Idealizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, o evento tem o objetivo de reformular o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA) mantidos pelo CNJ.

           

infanciabelem 3Para esse evento, foram designados os juízes Luciano Assis (Juizado da Infância e Juventude - Área de Execução de Medidas Socioeducativas), Gelcinete da Rocha Lopes (Juizado da Infância- Área Infracional), Marcella Peixoto Smith (Vara Única da Comarca de Pedra Branca do Amapari), Heraldo Nacimento Costa (Vara Única da Comarca de Tartarugalzinho), e a juíza Stella Ramos, que representou a coordenadoria estadual da infância e juventude.

infanciabelem 6O projeto “Um parque em meu caminho”, de iniciativa da Justiça do Amapá, foi apresentado durante o Workshop. A prática aproveita a estrutura da Fundação Parque Zoobotânico de Macapá e oferece aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade e, em alguns casos, cumuladas com liberdade assistida, cursos profissionalizantes. O tribunal arca com a despesa de manutenção, alimentação e transporte e, atualmente, são 180 adolescentes contemplados que, além dos cursos, realizam atividades como aulas de violão e esportes, além de se tornarem orientadores de trilhas no parque e atuarem na limpeza e conservação do mesmo. 

infanciabelem 5Na primeira fase do projeto, os adolescentes assistiram a palestras sobre ética e cidadania. “Na primeira vez, apareceram seis jovens sob efeito de maconha. Ao invés de excluirmos, nós acolhemos e, hoje, eles são exemplos para os demais”, explicou o juiz Luciano Assis.

Este é o terceiro workshop​ regional sobre Infância e Juventude realizado em 2017 e aberto à participação de magistrados, membros do Ministério Público e das Defensorias, servidores das instituições judiciais que atuam com o tema, além de estudantes e profissionais de áreas diversas, como Assistência Social e Psicologia, em razão da multissetorialidade do tema​.

-Macapá, 21 de junho de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD