“Sacando a Liberdade” ressocializa presos por meio do Tênis de Mesa

sacandoliberdade 6Ressocializar pessoas que cumprem pena por meio da prática do tênis de Mesa é o objetivo central do projeto “Sacando a Liberdade”, desenvolvido pela Vara de Execução Penal – VEP, do Tribunal de Justiça do Amapá - TJAP, em cooperação com o Instituto de Administração Penitenciária – IAPEN e a Federação Amapaense de Tênis de Mesa. Quarenta detentos, oriundos dos regimes fechado e semiaberto, passarão por curso de arbitragem, treinamento de alto rendimento e oficina de confecção de raquetes.

sacandoliberdade 17“Nós acreditamos na ressocialiação por meio do esporte. Sobretudo porque o esporte faz um contraponto com a violência e ensina regras de disciplina e conduta”, defende a psicóloga da VEP, Ana Cleyde Bastos Matias. Segundo ela, o projeto é realizado por intermédio da Escola Estadual São José, que funciona dentro do IAPEN, e a intenção é remir pena, ou seja, a cada três dias de participação, o reeducando terá menos um dia de cumprimento de sua condenação.

sacandoliberdade 8A iniciativa apresenta três momentos: cursos para formação de árbitros, com a primeira turma em fase de conclusão; treinamento de alto rendimento no esporte e oficina de confecção de raquetes. Essa última a partir do conceito de sustentabilidade, para que os próprios detentos/atletas construam os equipamentos que irão utilizar nos treinamentos. As mesas e as raquetes estão sendo fornecidas pela Federação de Tênis de Mesa e o material esportivo pelo TJAP.

sacandoliberdade 2Os quarenta selecionados demonstram muito entusiasmo, conforme revelou Ana Cleyde. E já há uma fila de espera solicitando que o número de vagas seja ampliado. No entanto, a triagem dos integrantes foi feita por educadores esportivos que atuam dentro da penitenciária, em acordo com o professor Alan Marcos do Amaral Cardoso, da Federação Amapaense de Tênis de Mesa. “A ampliação de qualquer iniciativa dentro do IAPEN requer uma reavaliação, sobretudo em razão do aparato de segurança necessário”, finalizou.

- Macapá, 19 de junho de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD