Judiciário e Polícia Civil buscam alternativas para dar celeridade no cumprimento de mandados judiciais oriundos da infância e juventude

infanciadelegados 16 A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CElJ) realizou reunião com delegados da Delegacia Especializada de Investigação de Atos Infracionais (DEIAI), a pedido dos juízes Luciano Assis e Gelcinete Rocha. O encontro teve o objetivo de avaliar as dificuldades que atualmente a DEIAI tem para cumprir mandados judiciais oriundos dos Juizados de Infância e Juventude/Área de Atos Infracionais e Área de Execução de Medidas Socioeducativas – e encontrar soluções para a situação.

infanciadelegados 14 Na ocasião, os Delegados relataram o fato de que a DEIAI não tem estrutura material e de pessoal suficiente para dar conta de cumprir a referida demanda. Como alternativa, foi apresentada a sugestão de que os mandados de apresentação em audiência (que são em muito maior número) sejam cumpridos via Oficial de Justiça (Central de Mandados) e que os mandados de internação possam ser cumpridos pela Delegacia de Capturas, que normalmente só trata de situações envolvendo indivíduos maiores de 18 anos.

infanciadelegados 4 No primeiro caso, dos mandados de apresentação em audiência, a alteração do procedimento foi encaminhada à Corregedoria do TJAP para prioritária análise de recomendação neste sentido aos juízes de Infância e Juventude. Já no caso da absorção dos mandados de internação pela Delegacia de Capturas, a CEIJ e a Corregedoria buscarão tratar diretamente com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp) para envidar esta necessária mudança pois a DEIAI não mais tem condições de acumular as duas demandas (investigação e captura).

Os Delegados demandaram também pela inclusão da DEIAI no Tucujuris-Doc, de forma a receber e enviar documentos à Vara de Execuções Penais (VEP) e Vara da Infância e Juventude, e ainda pelo efetivo acesso dos Delegados ao Sistema Tucujuris, de forma a obterem informações mais detalhadas e diretas sobre investigados. A CEIJ ficou incumbida de fazer todos os encaminhamentos das deliberações tomadas na reunião.

infanciadelegados 10 Participaram dos trabalhos a Coordenadora Estadual de Infância e Juventude, desembargadora Sueli Pereira Pini; o titular do Juizado de Infância e Juventude/Área de Políticas Públicas da Comarca de Macapá, juiz Luciano Assis; o atual responsável pelo Juizado de Infância e Juventude/Área de Atos Infracionais da Comarca de Macapá, juiz substituto Mark William da Costa (representando a juíza Gelcinete da Rocha Lopes, licenciada), os Delegados da DEIAI Daniella Rocha e Armando Jacob de Vargas, além de representantes da Corregedoria do TJAP, servidor Wellison Santos da Silva, e da Corregedoria da Polícia Civil, Rosana Rodrigues Bastos.

 

- Macapá, 13 de junho de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD