Magistrado do TJAP lança artigo “direito ao esquecimento” em livro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

diegolivro 2O juiz Diego Moura, da 2ª Vara da Comarca do Oiapoque, participou do II Debate Internacional - Derecho para Cuestiones Jurídicas Universales - e lançou um artigo no livro de autoria coletiva denominado Human Rights and Universal Legal. Trata-se do segundo volume, sendo o primeiro lançado em outubro de 2016 na Universidade de Valência na Espanha.

diegolivro 5O referido livro apresenta artigos em cinco idiomas, elaborados por professores e acadêmicos de Portugal, Brasil, Colômbia, Itália e Cuba e retrata diferentes pontos de vista sobre a problemática dos direitos humanos. 

"A temática dos direitos humanos cada vez mais se torna atual, tendo em vista a variedade de assuntos que ela envolve, dentre outros, o direito à alimentação, o direito do consumidor e o direito ao esquecimento. Este último tema é objeto do meu artigo, que debati na plenária do evento".

O artigo defendido pelo juiz Diego Moura foi "O direito ao esquecimento e sua interpretação na jurisprudência europeia e brasileira".

“Refere-se a um direito novo que está ganhando ênfase no Brasil e no mundo. Corresponde ao direito fundamental de personalidade, no qual ao titular é assegurada a autodeterminação coletiva, isto é, poder apagar, retirar ou bloquear a divulgação de dados, lícitos ou não, encontrados nos diversos meios de comunicação e que não possuam relevância pública, histórica ou legal. No artigo, além de conceituar e fundamentar o tema, exponho decisões dos tribunais brasileiros e europeus sobre o assunto”, relatou o juiz.

Este é o segundo livro internacional que conta com a contribuição do juiz Diego Moura na Europa durante o curso de doutorado em Direito. “Agradeço a Escola Nacional de Magistratura e ao TJAP pela licença concedida, bem como a confiança em mim depositada para usufruir desse período a fim de aprimorar meus estudos. Por fim, a visibilidade e o network obtido com o lançamento desses livros permitirão que eu possa expandir conhecimentos e, posteriormente, repassá-los ao estado do Amapá”, finalizou.

-Macapá, 13 de junho de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD