Servidora do Fórum de Macapá recebe homenagem ao se aposentar e deixa recado de estímulo aos jovens

francinetehomenagem 18A servidora Francinete Cardoso Neves, lotada na Contadoria do Fórum da Comarca de Macapá, foi homenageada durante seu último dia de trabalho. Com 24 anos dedicados ao Judiciário amapaense, 18 deles na Comarca de Oiapoque, Francinete Neves agora se aposenta.

francinetehomenagem 1Desde março de 1993 a servidora dedica seu tempo e trabalho ao Judiciário amapaense, iniciando sua carreira na Comarca de Oiapoque, à época dirigida pelo Juiz Adão Joel. Francinete conta que se apaixonou pela cidade desde o dia em que chegou lá.

“Foi amor à primeira vista! Amei aquela cidade desde o primeiro momento, apesar de não conhecer ninguém. O começo foi difícil por esse motivo, mas conforme fui criando amizades no trabalho, fui me adaptando e aprendendo a viver longe de casa”, ressaltou a servidora.

francinetehomenagem 9Paraense, vinda da cidade de Santarém, Franci, como é conhecida pelos familiares e amigos, estudou na Universidade Federal do Pará, onde se formou em Ciências Contábeis. Por coincidência ou acaso do destino, Francinete foi colega de faculdade de Gerônimo Cardoso, atual diretor da Contadoria do Fórum.

“Lembro quando estudávamos e muitas vezes comíamos apenas ovos fritos, porque realmente era muito difícil. Mas, graças a Deus hoje nós vencemos e estamos juntos novamente, não mais como colegas de classe, mas como colegas de trabalho e amigos. Tudo o que passamos valeu à pena”, disse Gerônimo.

francinetehomenagem 14Francinete continua falando do momento em que recebeu a notícia da aprovação no concurso do Tribunal de Justiça do Amapá. “Foi uma festa quando fui chamada para assumir minhas funções no TJAP. Eu estava em Fortaleza – CE, e no mesmo momento embarquei para Macapá, quando passei a viagem toda dividindo minha alegria com os passageiros e comissários de bordo.”

Já trabalhando em Oiapoque, a servidora conta que foi muito bem recebida por todos e que de lá saíram amizades que levará para a vida toda. “Sou muito grata a todas as pessoas que conheci no Oiapoque, especialmente àquelas que marcaram muito minha carreira profissional durante esses anos, como o Dr. Luiz Grott e toda a sua família, que me acolheram de braços abertos e sempre fizeram grandes coisas por mim.”

Em 2012 Franci veio para Macapá, onde foi lotada na Secretaria de Precatórios, sendo posteriormente transferida para a Contadoria do Fórum.

francinetehomenagem 3“Como a minha formação envolve a contabilidade, logo fui transferida para o Departamento Contábil, e só posso dizer que Deus sempre foi muito bom comigo. Eu tinha o sonho de ser funcionária pública, e olha o que Ele me deu: o melhor lugar de trabalho que eu poderia imaginar, que é o Judiciário amapaense, e os melhores amigos e profissionais também”, contou emocionada.

Perguntada sobre o que pretende fazer ao longo de sua aposentadoria, Francinete diz que no momento ainda não tem certeza do que vai fazer, mas a volta para a cidade de origem já está programada. “A maior recompensa da vida é saber que, apesar de trilhar caminhos distantes, eu tenho para onde voltar, tenho a minha família e a minha cidade, que são minha base de tudo.”

Mas, Francinete Neves possui alguns planos e não pretende parar de trabalhar tão cedo, pois ainda dispõe de muita força para isso. “Penso em continuar trabalhando com contabilidade, juntamente com sobrinhas que são formadas na área e possuem um escritório. Então, não pretendo ficar parada, ainda tenho muita energia e disposição, além de conhecimento para repassar, afirma.”

francinetehomenagem 12A maior dificuldade para a servidora, nesse momento de despedida do trabalho, será a saudade dos amigos que aqui fez e do dia a dia no Fórum. "Talvez eu chore algumas vezes ao lembrar, como estou fazendo agora, mas é um novo ciclo que inicio na minha vida e vou seguir em frente, sempre guardando as coisas boas e as lembranças dos longos anos de felicidade que vivi aqui.”

francinetehomenagem 5Fabiano Pimentel, contabilista e analista judiciário da Contadoria do Fórum de Macapá, falou sobre esse momento de um breve “até logo” à servidora. “Eu fico imaginando o quão emocionante e gratificante deve ser esse momento. Se aposentar é sinônimo de dever cumprido, e a Franci agora vai dedicar mais tempo à sua própria vida, pois por todos esses anos ela se dedicou ao público, ao atendimento das demandas da sociedade, e agora é a vez de cuidar dela, de voltar para aquilo que ela deixou há 24 anos”, disse o contabilista.

Com muita emoção e lágrimas nos olhos, Francinete Cardoso Neves deixou um recado a todos que estão iniciando suas carreiras profissionais. “Para os jovens, que estão iniciando a vida profissional agora, digo que estudem bastante e foquem naquilo que querem ser, pois não tem nada mais gratificante do que saber que todos os anos que dedicamos ao trabalho não foram em vão. Fizemos a diferença não só em nossas vidas, mas na vida de todas aquelas pessoas que ajudamos através do nosso trabalho”, finalizou.

-Macapá, 09 de junho de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD