Vice-presidente do TJAP profere palestra “História e Estrutura do Judiciário Amapaense” para acadêmicos de Direito da FAMA
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), desembargador Gilberto Pinheiro, ministrou palestra sobre a História e a Estrutura de Organização do Poder Judiciário para estudantes do Curso de Direito da Faculdade de Macapá (FAMA), na última sexta-feira (02).
O decano do TJAP compartilhou seus conhecimentos com mais de 50 acadêmicos do 3º semestre na cadeira de Teoria Geral do Processo, a convite do estudante Janilson Nascimento e com anuência da coordenadora do evento, Jemily Aragão, além do professor e juiz eleitoral Léo Furtado.
Segundo Janilson, o próprio curso criou a oportunidade ao cobrar dos estudantes uma pesquisa sobre a estrutura do Judiciário. "Quando fomos ao Tribunal para procurar o desembargador, o encontramos muito acessível e disponível para nos ajudar", acrescentou.
De acordo com o professor Léo Furtado momentos como este são oportunidades fundamentais para aproximar o estudante de Direito da realidade do Judiciário. "Nossa Faculdade tem uma relação ainda mais próxima por contar com um Núcleo de Práticas Jurídicas em parceria com o TJAP, o que com certeza proporciona um aprendizado ainda mais intenso e previne muitos descompassos no futuro, na prática advocatícia do dia a dia", complementou.
Para a coordenadora do evento e professora de Teoria Geral do Processo, Jemily Aragão, este e outros contatos com magistrados e membros do Ministério Público e Defensoria Pública são um importante complemento e reforço à aquisição de conhecimentos teóricos. "Além de iniciar a experiência com relatos de situações práticas, oportunidades como essa proporcionam até inspiração nos alunos para, eventualmente, se tornar um magistrado, promotor ou um defensor público", exemplificou.
Demonstrando, desde o início do encontro, seu apreço pela missão de ensinar, o desembargador Gilberto Pinheiro conclamou todos os acadêmicos a absorver o máximo de conhecimento dos professores. "Perguntem, questionem, cobrem, pois este é o momento", ressaltou.
Relatando um pouco de sua biografia atuou como delegado e promotor de justiça, tendo sido ainda membro fundador do TJAP e do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), o decano do TJAP observou que tem papel pioneiro também em outros aspectos, foi o primeiro juiz amapaense e o primeiro desembargador amapaense oriundo da magistratura.
“Temos, no Amapá, uma história própria e precisamos, sempre que possível, ocupar os espaços e representar nosso povo em cada espaço possível”, defendeu o magistrado. “Quando instalamos o TJAP queríamos constituir uma Justiça próxima do povo, o que confere representatividade e legitimidade à jurisdição”, complementou.
- Macapá, 06 de junho de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 05 Junho 2017 22:59