Presidente do TJAP participa do 111º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça do País
O Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador/Bahia, foi palco na noite de ontem (01/06) da cerimônia de abertura do 111º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. A anfitriã, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, ressaltou a importância da troca de experiências entre os tribunais dos diversos estados.
"O Conselho existe para reunir experiências e compartilhá-las. Esses encontros tornam o conhecimento mais amplo e aumentam os acertos", disse a presidente no discurso, suavizado com poesias de Dorival Caymmi a Carlos Drumond de Andrade.
A desembargadora também ressaltou a situação política que vive o Brasil e conclamou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a se unirem para ajudar o cidadão. "Somos poderes independentes, mas irmanados para garantir o Estado Democrático de Direito", disse.
Presidentes ou representantes de 22 estados brasileiros estiveram presentes à cerimônia. O presidente do Conselho, desembargador Pedro Bittencourt, chefe do Judiciário de Minas Gerais, agradeceu a hospitalidade da presidente do TJBA, destacou a importância do evento, e também se posicionou sobre a crise política brasileira.
"Vivemos uma crise política que interfere na sociedade, atinge todos nós, mas, por mais desolador que pareça o cenário, não podemos perder a esperança. É preciso agir para não deixar fenecer a esperança. A justiça adequada é aquela que se organiza e se fortalece junto. Sejamos fieis aos nossos ideais e mantenhamos a esperança para superarmos esse momento", disse.
O presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, disse que a troca de experiências e a oportunidade de compartilhar dificuldades e soluções, para as demandas da Justiça, são alguns dos pontos que fazem com que o Conselho de Presidentes seja reconhecido como um fórum essencial para o fortalecimento das instituições que formam o Judiciário brasileiro. “O encontro reúne em um mesmo espaço os mandatários de tribunais que, apesar da semelhança quanto à atividade fim, experimentam peculiaridades regionais”, enfatizou.
Nesta sexta-feira (02), o encontro prossegue com as reuniões de trabalho. A primeira palestra ficará a cargo do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Marcus Vinícius Mendes do Valle, que vai discorrer sobre Gestão Estratégica de Unidades Judiciárias.
Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação e Modernização do TJBA, Leandro Sady Rodrigues, vai falar do projeto "Plano Innovare". Às 11 horas, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Cláudio Allemand, falará sobre Mediação Digital no CNJ. No turno da tarde, os presidentes dos tribunais estaduais voltam a se reunir para discutir assuntos internos.
- Macapá, 02 de junho de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Fotos: TJ Bahia
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 02 Junho 2017 04:22