Servidores da CEA e CAESA participam de Workshop de Sensibilização em Métodos Autocompositivos
O Tribunal de Justiça do Amapá, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), realizou o Workshop de Sensibilização em Métodos Autocompositivos para os servidores da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). O evento pautou na necessidade de formação de mediadores e conciliadores para atuarem em conflitos junto aos consumidores dessas autarquias. (VISUALIZAR FOTOS)
O Workshop abordou desde as diretrizes da política de conciliação estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alinhada ao planejamento estratégico do TJAP, até o funcionamento detalhado das centrais de conciliação e o papel relevante do mediador e conciliador judicial.
“Falamos sobre sensibilização com o intuito de convencer o nosso público de que estes métodos funcionam e que eles vão ajudá-los no trabalho do dia a dia, pois a finalidade da Justiça é resolver conflitos”, explica a servidora e instrutora do NUPEMEC/TJAP, Sônia Ribeiro.
A juíza Joenilda Lenzi, coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, ressaltou que a pacificação social é um dos principais objetivos do Judiciário nacional, e que espera que os participantes do Workshop promovam a difusão do conhecimento adquirido e que sejam sensibilizados para se tornarem futuros mediadores.
“Aqui trabalhamos as possibilidades de resolução consensual dos conflitos, o que faz a diferença na vida de cada um. Nosso objetivo é difundir a cultura da paz. Queremos que todos conheçam e saiam com um modelo novo de Justiça: a Justiça de paz, humanizada e que vai olhar para cada ser humano”, disse a juíza aos participantes.
Segundo a desembargadora Sueli Pini, presidente do NUPEMEC/ TJAP não é de hoje que o Judiciário tem buscado implementar e consolidar as políticas da mediação, conciliação e negociação para aprimorar a entrega da prestação jurisdicional. “Os métodos autocompositivos possuem aspectos muito construtivos porque além de resolver com celeridade os antagonismos, sustentam as relações entre cliente e empresa, por exemplo”, declarou.
O Diretor-Presidente da CAESA Valdinei Amanajás, falou da importância dos servidores participarem do Workshop, na perspectiva de manter uma relação harmoniosa no serviço interno e na atuação direta junto aos consumidores, diariamente. “Estamos muitos felizes com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Poder Judiciário, por ser fundamental para extrair reações positivas em relação ao público que atendemos”, disse.
A atividade faz parte da política de formação implementada pelo NUPEMEC, que objetiva ter pessoas habilitadas em pacificação, com fortes chances de mudar a realidade do ambiente e contribuir para consolidar os parâmetros da responsabilidade, do respeito, da criatividade, disciplina, confiança e da cooperação.
- Macapá, 31 de Maio de 2017 -
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AMPrograma Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quarta, 31 Mai 2017 01:54