Judiciário do Amapá, em mais uma participação, realiza cerca de 1.500 atendimentos na 24ª edição da Ação Global

 acaogloball 33No último sábado, 27 de maio, a Justiça do Amapá participou, mais uma vez, da Ação Global organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Rede Globo. Com o tema “Qualidade de Vida para toda a família”, o evento reuniu diversos órgãos e ofereceu atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, lazer, cultura, esporte e educação. (VISUALIZAR FOTOS)

 acaogloball 7Nesta 24ª edição, o Judiciário ofereceu serviços do Programa Pai Presente, Casa de Justiça e Cidadania do TJAP e Coordenadoria da Infância e Juventude. Mais de 1.500 atendimentos foram realizados. As atividades realizadas pelo TJAP permaneceram concentradas na biblioteca da Escola Estadual Irmã Santina Rioli.

Foram ofertadas orientações para demandas judiciais, solução de conflitos nas searas cível, de família, juizados especiais cíveis e criminais, regularização de registro civil (nascimento, óbito e casamento).

 acaogloball 29Os atendimentos começaram logo cedo no posto da Justiça, e durante todo o dia a procura foi expressiva. Elivaldo Pantoja Cavalho e Elida Rodrigues da Costa chegaram bem cedo em busca do registro da primeira filha do casal, de apenas 6 meses. O pai lembrou que a questão da gratuidade do serviço foi o que mais chamou a atenção, além de ser bem fácil o encaminhamento dado pela equipe.

 acaogloball 15O Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio FAMAP (NPJ), sob a coordenação da professora Ester Almeida de Souza, esteve presente com uma equipe de 12 acadêmicos do curso de Direito, do 7º ao 10º semestres. “O trabalho em parceria prestigia a população. Quando a demanda não está relacionada ao nosso serviço, encaminhamos para outro parceiro que está presente e a pessoa acaba resolvendo sua pendência”, registrou.

 acaogloball 2A juíza Joenilda Lenzi, coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá (CEJUSC), participou da ação e afirmou que a procura foi muito grande, e que as equipes disponibilizadas para os atendimentos se esforçaram para atender todas as pessoas “Estamos com equipes bem preparadas para atender da melhor forma possível aqueles que vieram em busca dos serviços da Justiça e dos órgãos parceiros. O CEJUSC está totalmente dedicado a resolver os casos que necessitem de conciliação ou até mesmo para dar orientações, quando houver necessidade”, ressaltou a magistrada.

 acaogloball 32Dona Edinalva Ramos Chaves, 62 anos, veio em busca da emissão da 2ª via de sua certidão de nascimento. A aposentada perdeu todos os documentos em um incêndio dentro de sua casa. Conseguiu orientações sobre a questão do pedido de adoção do seu filho junto ao CEJUSC. “Eles pegaram todas as informações que eu tinha do processo de adoção do meu filho e disseram que vão entrar em contato para me orientar sobre a realização da audiência”, explicou.

A desembargadora Sueli Pini, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP (NUPEMEC), falou da importância da realização de atividades com o caráter itinerante, onde o TJAP sempre se faz presente. Para ela esse atendimento complementa os oferecidos dentro dos balcões da Justiça, de forma conjunta com outras entidades.

 acaogloball 4“Em toda Ação Global nós temos uma quantidade expressiva de pessoas em busca de atendimentos, mesmo com a Casa de Justiça e Cidadania e a rede SuperFácil funcionando efetivamente. Fico preocupada com o volume, pois queremos também que as pessoas procurem no dia a dia os balcões da Justiça Estadual, porque muitas vezes, nesses casos, a procura é tão grande que as equipes precisam se desdobrar para exercer o melhor trabalho”, enfatizou a desembargadora.

A desembargadora também aproveitou a oportunidade para visitar o posto de atendimento das equipes do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF). Ela parabenizou pelo belíssimo trabalho executado dentro do estado, onde já existem dois CAMUFs e quatro Centros de Referências e Atendimento à Mulher (CRAMs).

-Macapá, 29 de maio de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD