Mediação Escolar: instrutores em formação do NUPEMEC capacitam instituições de ensino
Durante uma semana, os instrutores em formação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP (NUPEMEC), realizaram Workshop e Curso de Mediação de Conflitos em escolas das zonas norte e sul da capital.
No bairro Novo Horizonte, área norte, a Escola Estadual Raimunda dos Passos recebeu os instrutores do Núcleo. No Distrito da Fazendinha, zona sul, foram as Escolas Jacinta de Carvalho, Maria Angélica e Ivanhoe Gonçalves que receberam a capacitação. O público alvo da atividade são professores e técnicos, além dos alunos que integram a representação das turmas.
O curso é ofertado pelo NUPEMEC e serve como etapa de formação dos instrutores que participaram do curso no ano passado, dentro do convênio firmado entre TJAP, Ministério Público, Defensoria Pública, SEED e SEMED.
O NUPEMEC divide os instrutores em grupos e os encaminha para as escolas oferecendo todo suporte para que eles capacitem o corpo escolar das instituições. Devido à contribuição dessas pessoas, a agenda de formação do mês de maio está completa.
A instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, explicou que além do Núcleo instalado na SEED, cada escola recebe o seu próprio Núcleo ao final da formação. “A realidade das escolas é diferente, são localizadas em vários bairros e municípios do Estado. A questão maior que as escolas nos relatam é a violência, que está imperando em todas as regiões e, também, a falta de harmonia e entendimento entre os colegas de trabalho” relatou a servidora do TJAP.
No período de 15 a 19 de maio, os instrutores estiveram na Escola Estadual Gonçalves Dias ministrando curso de mediação para técnicos da SEED. Desse encontro saíram várias deliberações, a principal delas foi a determinação da Secretaria de normatizar os Núcleos de Mediação das escolas do Estado, definindo os servidores que atuarão nas unidades e a carga horária de trabalho.
No mesmo período, uma equipe do Núcleo esteve também na Escola Paulo Freire, bairro do Trem, onde funciona o módulo de ensino “Jovem e Adulto”. “A equipe de instrutores do NUPEMEC se desdobrou para cumprir o extenso e paralelo calendário de cursos, mas tudo foi realizado com êxito e excelentes resultados”, finalizou Sônia.
-Macapá, 24 de maio de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Terça, 23 Mai 2017 23:20