Pleno do TJAP decide pelo recebimento de 13 denúncias de ações penais resultantes da Operação Mãos Limpas
Nesta quarta-feira (17), na 597ª Sessão Judicial da Corte do Tribunal de Justiça do Amapá foram recebidas 13 denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE/AP) em ações penais resultantes da Operação Mãos Limpas, deflagrada pela Polícia Federal em 2010. (VISUALIZAR FOTOS)
As ações penais são referentes a pagamentos efetuados a títulos de diárias a deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Amapá. Segundo o MPE/AP, órgão acusador, os valores não tinham a finalidade devida, pois não constam portarias de designação de viagem, bilhetes de passagens e nem relatórios de viagens. São denunciados nas ações penais os ordenadores de despesas da ALAP da época, além de deputados, ex-deputados estaduais e servidores.
O relator, Desembargador Carlos Tork, recebeu integralmente as denúncias em relação aos crimes de peculato-apropriação, peculato-desvio, falsidade ideológica e formação de quadrilha, e foi acompanhado por unanimidade.
Também esteve em pauta a ação penal de nº 0000698-26.2015.8.03.0000, referente à Operação Eclésia (2012). O relator, Desembargador Carmo Antônio de Souza, deu continuidade à ação e decidiu pela suspensão dos efeitos de uma resolução da ALAP que visava sustar o andamento do processo. O Desembargador Gilberto Pinheiro pediu vista.
Em relação à ação penal 372/2014, o Desembargador João Lages, que havia pedido vista no dia 03/05, acompanhou o relator só na condenação pelo crime de dispensa indevida de licitação e absolveu nos demais. Contudo, não foi concluído o julgamento por conta da ausência justificada da Desembargadora Sueli Pini.
Ainda foram julgados 24 mandados de segurança durante a Sessão Judicial.
-Macapá, 17 de maio de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 17 Mai 2017 09:02