NUPEMEC promove oficinas de métodos autocompositivos durante Ciclo Jurídico na Faculdade FAMA
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP (NUPEMEC) participou, na última semana, do Ciclo Jurídico organizado pela Faculdade FAMA, que teve como tema principal “Direitos Humanos e Justiça”.
Foram dois dias de programação. No primeiro momento, ocorreu mesa redonda com o tema “Os Direitos Humanos no Sistema Carcerário do Brasil”. Os acadêmicos debateram sobre a situação dos presídios brasileiros. No segundo, houve a palestra “Mundo Virtual e a Proteção ou Difusão dos Direitos Humanos”.
Dentro da participação do NUPEMEC, os acadêmicos foram sensibilizados para iniciarem oficinas de métodos autocompositivos (negociação, mediação, conciliação e arbitragem).
Segundo a instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, quando os acadêmicos passam por práticas desta natureza eles conseguem desenvolver o Direito por outra ótica, observando a aplicação dos métodos alternativos alinhado ao novo Código de Processo Civil.
“A faculdade FAMA tem em sua base curricular uma disciplina específica de métodos autocompositivos, por esse motivo realizamos a oficina para esses alunos que estão matriculados. Essa é uma forma do Tribunal contribuir complementação acadêmica visando a melhoria do entendimento dos métodos consensuais de resolução de conflitos na academia”.
Ainda dentro da programação, os alunos puderam participar de temas sobre: reforma da CLT; alteração do NCPC; reforma da previdência; gigantismo do Estado; herança virtual; função social; direito ambiental; gerência forense; PROCON; o papel do juiz eleitoral e o quinto constitucional; métodos alternativos de acesso à Justiça e, ainda, os Direitos Humanos.
A coordenadora do curso de Direito da Faculdade, Verena Corecha, destacou que o evento proporcionou aos alunos a oportunidade de fazer discussões sobre os temas mais relevantes da atualidade. “Os acadêmicos ficaram muito entusiasmados com o método do Ciclo Jurídico e a faculdade pelo apoio dos palestrantes e de todos os que contribuíram”, externou a docente.
- Macapá, 15 de maio de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 15 Mai 2017 07:54