NUPEMEC promove oficinas de métodos autocompositivos durante Ciclo Jurídico na Faculdade FAMA

ciclo 8O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP (NUPEMEC) participou, na última semana, do Ciclo Jurídico organizado pela Faculdade FAMA, que teve como tema principal “Direitos Humanos e Justiça”.

ciclo 2Foram dois dias de programação. No primeiro momento, ocorreu mesa redonda com o tema “Os Direitos Humanos no Sistema Carcerário do Brasil”. Os acadêmicos debateram sobre a situação dos presídios brasileiros. No segundo, houve a palestra “Mundo Virtual e a Proteção ou Difusão dos Direitos Humanos”.

Dentro da participação do NUPEMEC, os acadêmicos foram sensibilizados para iniciarem oficinas de métodos autocompositivos (negociação, mediação, conciliação e arbitragem).

ciclo 10Segundo a instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, quando os acadêmicos passam por práticas desta natureza eles conseguem desenvolver o Direito por outra ótica, observando a aplicação dos métodos alternativos alinhado ao novo Código de Processo Civil.

“A faculdade FAMA tem em sua base curricular uma disciplina específica de métodos autocompositivos, por esse motivo realizamos a oficina para esses alunos que estão matriculados. Essa é uma forma do Tribunal contribuir complementação acadêmica visando a melhoria do entendimento dos métodos consensuais de resolução de conflitos na academia”.

ciclo 7Ainda dentro da programação, os alunos puderam participar de temas sobre: reforma da CLT; alteração do NCPC; reforma da previdência; gigantismo do Estado; herança virtual; função social; direito ambiental; gerência forense; PROCON; o papel do juiz eleitoral e o quinto constitucional; métodos alternativos de acesso à Justiça e, ainda, os Direitos Humanos.

A coordenadora do curso de Direito da Faculdade, Verena Corecha, destacou que o evento proporcionou aos alunos a oportunidade de fazer discussões sobre os temas mais relevantes da atualidade. “Os acadêmicos ficaram muito entusiasmados com o método do Ciclo Jurídico e a faculdade pelo apoio dos palestrantes e de todos os que contribuíram”, externou a docente.

- Macapá, 15 de maio de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD