Juíza da Comarca de Laranjal do Jari realiza inspeção em hospital local
A juíza titular da 1ª Vara de Competência Geral da Comarca de Laranjal do Jari, Marina Lorena Lustosa Vidal, acompanhada de representantes do Ministério Público do Amapá, realizou inspeção no Hospital Estadual de Laranjal do Jari. A motivação foi a sentença proferida nos autos da ação civil pública nº 0000866-43.2011.8.03.0008, ajuizada pelo MP-AP contra o Governo do Estado, para melhorar o atendimento na unidade.
A sentença condenou o Estado do Amapá às seguintes obrigações: implantar e cumprir cronograma de conserto, manutenção, revisão e calibragem dos equipamentos do Hospital de Laranjal do Jari; disponibilizar eletrocardiograma, RX portátil, carrinho de anestesia, oxímetro de pulso, aspirador cirúrgico, detector fetal, bisturi elétrico, monitor multiparamédico, cauterizador de alta frequência e mais um aparelho de ultrassonografia.
Além disso, a Justiça determina que sejam disponibilizados no hospital um médico cardiologista e um técnico em ultrassom; passe a funcionar a sala de raio X, substituindo osaparelhos que estão sucateados; destinar adequadamente o lixo hospitalar, nos termos das normas da ANVISA e do CONAMA; providência dos armários e gavetas para guardar medicamentos e instalar o programa de controle de estoque no prazo de cento e oitenta (180) dias.
A inspeção judicial confirmou que houve uma melhoria significativa no hospital, inclusive, com pintura, compra de medicamentos e outras aquisições que estão em andamento, através de compra emergencial.
Já está programada outra inspeção para verificação do cumprimento dos itens pendentes, marcada para o início do mês de agosto.
-Macapá, 09 de maio de 2017-
Fonte: Diário do Amapá
- Detalhes
- Criado: Terça, 09 Mai 2017 01:30