Adolescentes serão capacitados para cuidar do Parque Zoobotânico através de parceria entre o Judiciário e a Prefeitura de Macapá
O plenário do Fórum Leal de Mira em Macapá foi o palco escolhido para o lançamento do projeto “Um Parque em Meu Caminho: Atitude e Aprendizagem”, fruto de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM). A finalidade é oferecer aos adolescentes, que cumprem medidas socioeducativas, ações de educação ambiental, aprendizagem, qualificação profissional e oportunidades de trabalho na Fundação Parque Zoobotânico de Macapá.
O projeto terá a duração de um ano e vai preparar cerca de 180 adolescentes, que serão acompanhados por técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgão vinculado à Prefeitura de Macapá, e posteriormente encaminhados ao Parque. O período dedicado à capacitação contará como tempo de prestação da medida socioeducativa a que cada um foi submetido. Os adolescentes também receberão certificados.
Durante a execução do projeto os jovens serão treinados por monitores e guardas do Parque, para dar orientações aos visitantes, atuando como guias e prestando informações sobre a fauna e a flora existentes no logradouro. Também participarão de cursos para o uso do GPS, métodos de medição e de inventário e, ainda, curso de guarda-parque mirim.
Na parceria cabe ao Judiciário garantir os recursos para a execução do projeto orçado em R$ 177.800,00 (cento e setenta e sete mil e oitocentos reais) para aquisição de camisas, calças e equipamentos de proteção individual para uso durante a execução das tarefas socioeducativas.
O juiz Luciano Assis, titular do Juizado da Infância e Juventude de Macapá – Área de Políticas Públicas, disse que a intenção é oportunizar aos socioeducandos as ferramentas necessárias para que possam desempenhar tarefas de cunho educativo e eficaz.
“Esse projeto nasceu de um consórcio de boas intenções entre o Tribunal de justiça e a Prefeitura de Macapá e tem como propósito criar outra opção, ou seja, dar a esses menores que cumprem medidas no meio aberto, seja prestando serviço à comunidade ou mesmo com a liberdade assistida, uma nova chance e o que é melhor, dar vida ao nosso Parque Zoobotânico”, explicou o juiz.
As primeiras turmas receberão capacitação já nos meses de maio, junho e julho de 2017, no auditório da Guarda Municipal de Macapá. Os participantes terão oficinas de sensibilização divididas em duas turmas: uma às terças e quintas e outra às segundas e quartas.
O prefeito de Macapá Clécio Luis, que também participou do lançamento, destacou que o projeto é uma demonstração de que as parcerias institucionais podem convergir para o mesmo interesse. “A somatória de um mais um sempre é mais que dois. Nós estamos ansiosos para reabrir o nosso Parque Zoobotânico ainda este ano e já com esses jovens capacitados. Nós temos duas gerações de crianças e jovens que foram impedidos de conhecer o parque porque está fechado há quase duas décadas e precisamos mudar essa realidade”, finalizou o prefeito.
Macapá, 06 de fevereiro de 2017 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 05 Mai 2017 04:14