Corregedor do TJAP participa do 74º Encontro Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça
O corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), desembargador Agostino Silvério, participou do 74º Encontro Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça, sediado em Porto Alegre, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, durante os dias 27 e 28 de abril.
Com o tema “Inovação na Atividade Correcional”, o encontro uniu corregedores de todos os estados e do Distrito Federal para troca de experiências e debate de alternativas para aperfeiçoamento das atividades correcionais na busca pela qualidade da prestação jurisdicional.
Na programação, painéis e palestras abordaram alguns dos principais temas que têm demandado a atuação administrativa das corregedorias: mecanismos de apoio ao primeiro grau para o célere julgamento das ações de massa; limites éticos do uso das redes sociais pelos magistrados; e enfrentamento dos efeitos da crise no sistema penitenciário pelo Poder Judiciário.
A palestra de abertura do 74º ENCOGE foi ministrada pelo Corregedor-Nacional da Justiça, Ministro João Otávio de Noronha. Ele tratou da importância, cada vez maior, da aproximação do magistrado com as comunidades jurisdicionadas. Tratou também do uso de ferramentas de gestão e tecnológicas para fazer frente ao grande volume de processos que se agigantam na Justiça brasileira.
“Não basta o Juiz conhecer o direito, tem que saber administrar, ser gestor e se preocupar, sobretudo, em produzir. O que precisamos é de Juízes presentes e envolvidos na Comarca, que estejam ali todos os dias, decidindo e resolvendo questões desde as mais simples às mais complexas, com celeridade”, disse o ministro João Otávio de Noronha.
A Corregedora-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul e anfitriã do encontro, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, destacou que o evento oportunizou estreitamento das relações e de atualização de procedimentos.
“Os desafios do Poder Judiciário exigem das Corregedorias a capacidade de projetar ações, aliando criatividade e inovação. O avanço tecnológico, ao mesmo tempo em que propicia a modernização administrativa, evidencia novas questões a serem enfrentadas”, finalizou a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.
- Macapá, 02 de maio de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça Por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 01 Mai 2017 22:07