Secretária Estadual da Juventude busca apoio do TJAP para a implantação do CEJUVE no Amapá
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, recebeu a visita da secretária Extraordinária de Políticas para Juventude do Amapá, Joelma Santos, nesta quinta-feira (27). A secretária solicitou audiência com o desembargador-presidente para buscar apoio do TJAP no sentido de intermediar os diálogos com as entidades que trabalham com a juventude no Estado, fortalecendo, desta forma, o processo de instalação do Conselho Estadual de Juventude do Amapá – CEJUVE.
O conselho será um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador das causas da juventude, além de um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e os jovens amapaenses. São objetivos do Conselho: propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude; apresentar políticas públicas para o segmento; promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude e assegurar que a Política Estadual de Juventude do Governo do Amapá seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação de sua participação cidadã.
“O Estado do Amapá é o único da Federação que ainda não tem um Conselho Estadual da Juventude instalado. Para nós, hoje, o desafio é instituir esse órgão plural com representatividade para acompanhar as ações, não só dentro das políticas públicas da Secretaria de Juventude, mas também dentro da própria atuação social. E o papel do TJAP é de uma importância mais que significativa nesse processo”, afirmou a secretária.
"A vulnerabilidade social leva a juventude a vários riscos, assim como a evasão escolar e outras distorções sociais. Temos convicção de que o Conselho nos dará, através do debate, da sua pluralidade, do seu olhar social, os caminhos para que possamos construir políticas públicas, ações, projetos que sejam eficientes e que possam fazer o resgate e o encaminhamento também desses jovens até a idade adulta, assegurando com integralidade a sua formação”, finalizou a secretária.
Na oportunidade, Joelma Santos demonstrou o programa do Governo Federal “Id Jovem”, que contempla jovens de 15 a 29 anos que possuem renda familiar de até dois salários mínimos. A iniciativa facilidade o acesso a transporte, cultura, esporte e lazer. Segundo a secretária, mais de 80.500 adolescentes poderão acessar a plataforma no Amapá.
- Macapá, 28 de abril de 2017 -
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 28 Abril 2017 00:25