“Um Parque em Meu Caminho”: Zoobotânico de Macapá será ambiente de aprendizado para jovens que cumprem medidas socioeducativas
O Tribunal de Justiça do Amapá – TJAP, em parceria com a Prefeitura de Macapá – PMM, prepara o lançamento do projeto “Um Parque em Meu Caminho: Atitude e Aprendizagem”. O evento acontecerá no auditório do Fórum Leal de Mira, (Av. FAB), nesta quarta-feira, 03 de maio, a partir das 15 horas. Realizada em parceria com o Parque Zoobotânico de Macapá, a iniciativa consiste na capacitação de 120 jovens acompanhados pelos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) no cumprimento de medidas socioeducativas.
A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do TJAP, o Juizado de Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas da Comarca de Macapá e a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho realizaram reunião preparatória para a cerimônia de lançamento do projeto.
O público-alvo da iniciativa terá acesso à capacitação profissionalizante com duração de dois meses, em duas aulas por semana, contemplando módulos de cuidados com o meio ambiente, ética, regras de convivência social e rotinas administrativas, entre outros. Ao final, o tempo dedicado à capacitação contará como tempo de prestação da medida socioeducativa a que cada um foi submetido, com direito a certificação.
De acordo com o titular do Juizado de Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas, juiz Luciano Assis, o projeto deverá atingir a marca de 180 jovens a cada semestre. “O nosso objetivo é pegar esse jovem em liberdade assistida, seja essa a medida a que foi submetido ou a que tenha atingido por progressão, recuperando sua autoestima, capacitando-o para o mercado de trabalho e efetivamente ressocializando-o”, complementou.
Segundo a servidora Doraylde Anchieta Santos, da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, a iniciativa pretende ainda restaurar a função social do Parque Zoobotânico, aproveitando os recursos naturais nele celebrados para reacender o respeito pela natureza e pelo patrimônio público.
“Pretendemos, assim, fugir do mero oferecimento de atividades mecânicas e repetitivas aos socioeducandos e reintegrá-los à sociedade por meio de uma atuação mais edificante e recompensadora”, explicou.
Com primeiras turmas previstas para terem aulas nos meses de maio e junho de 2017, os jovens participantes integrarão as oficinas de sensibilização em duas turmas – de terças e quintas e de segundas e quartas –, tendo como palco o auditório da Guarda Municipal de Macapá.
“Uma vez retomada a plena visitação do espaço do Parque Zoobotânico, pretendemos que os jovens assistidos pelo projeto possam exercer a monitoria de visitantes como forma de aplicar o aprendido nos módulos e incrementar sua experiência profissional”, complementou a servidora Doraylde Santos.
De acordo com a titular da Semast, Naldima Flexa, no primeiro momento os jovens socioeducandos serão trabalhados em suas habilidades comportamentais e na formação humana. “Nossa ideia é que, quando chegarem à prática, esses jovens já tenham restaurado sua autoestima e desenvolvido um senso de responsabilidade e cidadania, além de um aprimoramento de suas capacidades de relacionamento interpessoal”, complementou.
Macapá, 02 de maio de 2017-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 02 Mai 2017 01:40