Justiça leva ao ar programa de rádio dedicado à literatura com contação de histórias
O programa “Justiça Contando Histórias” completou, em março, três meses de transmissão e de sucesso perante a população amapaense, principalmente com o público infantil. O programa tem a proposta de resgatar a antiga arte das histórias narradas através do rádio. Produzido pela Assessoria de Comunicação do TJAP, nos estúdios da JudiRádio Juiz Mário Kaskélis e transmitido pela Rádio Difusora de Macapá, 630 AM, o programa vai ao ar todo último sábado de cada mês, das 17 às 18 horas.
A cada edição duas novas histórias narradas por contadores de história são apresentadas aos ouvintes, levando às crianças da capital, das áreas ribeirinhas e das ilhas onde o sinal da Rádio Difusora alcança a diversão e a parte lúdica das contações. "O Jarro da Memória", de Cláudio Galperin; “O Colecionador de Águas”, de Elaine Pasquali Cavion e o “Mapa dos Sonhos”, do autor Uri Shilevitz são algumas das histórias já apresentadas.
A apresentação também conta com entrevistas divertidas e cheias de contação. A primeira participação foi do Contador de Histórias e artista amapaense Joca Monteiro. Ele falou sobre sua experiência de pesquisa, visitando os municípios do Amapá em busca de narrativas orais presentes na vivência de cada morador local. Monteiro contou uma história baseada nas crendices populares, com auxílio de instrumentos rústicos atribuindo sonoplastia à narrativa.
A servidora do Fórum de Macapá e Contadora de Histórias, Lu de Oliveira, foi a entrevistada do segundo programa, tendo ressaltado a importância da prática da contação na relação entre as pessoas. Segundo ela, não é necessário muito para incentivar a imaginação das crianças, uma simples xícara pode ser usada para representar um personagem da história a ser contada.
Para fechar o trimestre, a pedagoga, professora, atriz, escritora e contadora de histórias, Rute Xavier, falou sobre o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e sobre seu livro infantil lançado de forma independente: O Saci de uma Perna Só. Trata-se de uma história sobre inclusão e aceitação das diferenças.
O programa, coordenado pela Diretora da ASCOM/TJAP, Jornalista Bernadeth Farias, conta com apresentação dos jornalistas Daniel Alves e Andréa Maciel, da Contadora de Histórias Angela de Carvalho, e do operador de áudio e sonoplasta Celso Rabelo.
Com boa literatura, muita informação, noções de deveres da criança e do adolescente, falas descontraídas, incentivo à leitura e à imaginação, o programa “Justiça Contando Histórias” está apenas começando a sua própria história na Justiça do Amapá e na vida dos amapaenses.
- Macapá, 31 de março de 2017 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça Por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 31 Março 2017 08:07