Corregedoria do CNJ retomará inspeções de rotina nos Tribunais de Justiça
A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizará, de 05 a 07 de abril, inspeção para verificação do funcionamento de setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça do Amapá. As inspeções tiveram sua retomada anunciada pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, ainda durante o 110º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, realizado nos dias 16 e 17 de março deste ano, em São Paulo.
De acordo com o presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, o Judiciário do Amapá já iniciou as providências necessárias - de espaço, infraestrutura e pessoal -, conforme a Portaria nº 11 (03/2017), da Corregedoria Nacional de Justiça. “Vemos como muito positiva esta vinda - primeiramente da equipe do ministro e, posteriormente, do ministro - pois ela nos permitirá, ao longo da gestão que se inicia, já reparar eventuais desconformidades, se houver”, explicou.
Ainda segundo o desembargador-presidente, somente não havia sido informada a data exata, mas quando ficou determinada foi em prazo razoável para o pleno atendimento das providências iniciais. “O procedimento da correição é algo perfeitamente natural e necessário dentro da rotina do Poder Judiciário, pois ele verifica a situação geral, ressalta eventuais deficiências e aponta estratégias para que possamos aprimorar o serviço jurisdicional e demais aspectos correlatos à prestação de serviço jurisdicional”, complementou.
Desde que o CNJ foi instituído, está será a terceira inspeção de rotina no TJAP. A primeira foi em outubro de 2011, sob o comando da conselheira Eliana Calmón, hoje aposentada. Em março de 2014, a atividade foi capitaneada pelo conselheiro Gilberto Valente Martins.
“Aos cidadãos que não convivem tão estreitamente com o dia a dia do Judiciário pode soar mais do que efetivamente é, mas a Corregedoria do TJAP, por exemplo, exerce este trabalho rotineiramente, inspecionando e auxiliando o aprimoramento procedimental de cada Vara e Juizado da Justiça do Amapá”, concluiu o desembargador-presidente Carlos Tork.
- Macapá, 25 de março de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sábado, 25 Março 2017 16:17