Presidente do TJAP participa do 110º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça

encontro tjsp000O evento começou ontem (16) com a participação dos presidentes dos TJs de 24 Estados e do Distrito Federal. Durante dois dias os magistrados debaterão os grandes desafios da Justiça brasileira na atualidade, como defesa da independência dos juízes e da autonomia financeira dos Tribunais e aumento de produtividade e melhorias na prestação jurisdicional fornecida à sociedade.

encontro tjsp 006"Esse intercâmbio de informações e boas práticas é extremamente salutar para uma boa gestão administrativa e processual do Judiciário", disse o desembargador-presidente do TJAP, Carlos Tork.

encontro tjsp 014“O Judiciário estadual é aquele que está mais próximo das pessoas, que transforma diretamente suas vidas”, destacou o anfitrião do evento, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

encontro tjsp 009A abertura do encontro foi realizada no Salão Nobre “Ministro Manoel da Costa Manso”, localizado no Palácio da Justiça, sede da Corte Bandeirante. O presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça e integrante do TJ de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, declarou que a crise econômica dos Estados “é usada como pano de fundo para a retirada da autonomia dos Judiciários estaduais”. “Não queremos nos esquivar dos sacrifícios necessários, desejamos participar e colaborar com todo vigor para a superação desses momentos de crise, contudo, não podemos nos resignar perante ações impensadas e argumentos falaciosos. O Judiciário é e continuará sendo a última trincheira da sociedade e do cidadão na defesa de seus Direitos.”

encontro tjsp 015O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro José Antonio Dias Toffoli, prestigiou a solenidade. “Esses encontros de presidentes são extremamente necessários e produtivos”, afirmou. Para o ministro, é tendência no mundo ocidental a maior participação da Justiça na defesa dos direitos. “A democracia não é plena se não existir um Poder Judiciário pleno e eficiente, se não houver juízes que, com coragem, independência e soberania, dizem o que é a lei e o Direito.”

encontro tjsp 003Também participaram da solenidade o corregedor nacional de Justiça, ministro do STJ João Otavio de Noronha; o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo e presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Mário Devienne Ferraz; o conselheiro e ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Cláudio Allemand; o conselheiro do CNJ Henrique de Almeida Ávila; o ex-presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, desembargador Milton Nobre; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Henry Marques Dip; o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro; o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; os deputados estaduais Gileno Gomes e Marco Vinholi; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Oscild de Lima Júnior; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; o vice-presidente do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Antonio Carlos Malheiros, representando o presidente; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Marcelo Von Adamek; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Portugal Bacellar; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; demais desembargadores, juízes assessores da Presidência do TJSP, juízes, membros do Ministério Público, advogados, autoridades civis e militares e servidores da Justiça.

encontro tjsp 005encontro tjsp 001Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil – Fundado em 1992, teve como idealizador o então presidente do TJSP, desembargador Odyr José Pinto Porto. Os objetivos da instituição são a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente do Poder Judiciário estadual; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o território nacional; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e o aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, buscando a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e peculiaridades locais.

Fonte: ASCOM/TJSP

- Macapá, 17 de março de 2017 -

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD