Central de Conciliação é palco do 1º Encontro de Conciliadores e Mediadores da Justiça do Amapá
Os conciliadores e mediadores do Tribunal de Justiça do Amapá que atuam nas Centrais Judiciárias de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) participaram, na última sexta-feira (10), de um encontro com membros do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (NUPEMEC). O objetivo foi recepcionar os novos integrantes e alinhar as ações para 2017. A reunião teve como palco a Central de Conciliação do Fórum Cível de Macapá (av. FAB).
Segundo a instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, esta foi a primeira reunião de supervisão realizada pelo Núcleo para todos os Cejuscs já implantados, com juízes coordenadores, mediadores e conciliadores recrutados para atuarem nas centrais. Na ocasião foram discutidas as metas para 2017 e foi feita uma apresentação dos mediadores e conciliadores que atuarão tanto nos Cejuscs quanto na Central de Conciliação do 2º grau.
“Nesse encontro recepcionamos os novos mediadores que, em sua maioria, são jovens acadêmicos em busca de aprimoramento. A mediadora Maria Sousa, que atua como voluntária na Central de Conciliação, fez uma performance do significado do perdão; em seguida, Odjônia Seabra, que atua conosco na Cejusc, fez uma apresentação voltada para o combate à fofoca”, relatou Sônia Ribeiro. “Houve até um recital de poemas”, complementou.
Para finalizar as performances, a mediadora Ligia Mônica, trouxe um papel em branco onde os presentes fizeram um “pacto pela conciliação”, para que esta política se fortifique e possa chegar a lugares aonde ainda não chegou. “Todos assinaram o documento e nele disseram em que estavam dispostos a contribuir”, narrou a mediadora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro.
Ainda de acordo com Sônia Ribeiro, os anos de 2014, 2015 e 2016 foram destinados à formação de conciliadores e mediadores tanto nas Faculdades quanto no âmbito das comunidades. “Com um número razoável de pessoas aptas e capacitadas para atuarem com mediação de conflitos, o próximo passo é começar a aparelhar esses Cejuscs”, garantiu a instrutora do NUPEMEC.
Ao final do evento, a Coordenadora da Central de Conciliação, juíza Joenilda Lenzi, fez uma confraternização, congregando todos no direcionamento para um profícuo trabalho durante o ano de 2017.
-Macapá, 13 de março de 2017
-Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 969 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 13 Março 2017 22:43