“O Tribunal de Justiça do Amapá foi tudo para mim”, diz ex-bolsista do TJAP aprovado em dois vestibulares

 mateusss 13O sorriso é de quem já consegue ver no futuro um caminho de conquistas. Talentoso, o jovem Mateus Meireles Evangelista, 18 anos, deixou a cidade natal (Vitória do Jari), no extremo sul do Amapá, aos 16 anos, após a morte do pai, trabalhador de serviços gerais do Fórum da Comarca daquele município. Em Macapá, Mateus começou a escrever uma trajetória que tem tudo para ser de grandes vitórias. Migrou para a capital com a mãe para realizar o sonho de seu pai, vê-lo de toga.

 mateusss 5“Logo depois que cheguei a Macapá procurei o Tribunal de Justiça para tentar uma vaga de bolsista. Pensei que não iria conseguir, mas, para minha surpresa, os responsáveis pelo setor me escolheram e me lotaram primeiro no Juizado Especial da Unifap, onde fiquei aproximadamente dois meses. Depois, fui transferido para a Assessoria de Comunicação do TJAP, e posso dizer com plena convicção que aqui eu mudei para melhor porque o Tribunal de Justiça foi tudo pra mim”, relata Mateus com entusiasmo.

“No setor de Comunicação aprendi técnicas profissionais e abri minha mente para o mercado de trabalho.  Tive uma recepção muito boa, e minha diretora, a jornalista Bernadeth Farias, me incentivou muito e deu um norte para a minha vida, assim como os outros estagiários e demais profissionais que me ensinaram dando todo apoio necessário”, explicou.

 mateusss 6Para Mateus, ser cidadão durante a juventude não é apenas obedecer às leis e ter seus direitos respeitados, mas também preparar-se para exercer a cidadania em um sentido mais amplo no futuro. Ele sabe que o cuidado que tem hoje com sua educação vai refletir amanhã e ajudá-lo, por exemplo, a ter um bom emprego para a construção de um mundo melhor.

“Desde quando eu estava no terceiro ano do ensino médio um dos meus sonhos era ingressar na universidade. Com a ajuda dos meus amigos aqui do Tribunal resolvi prestar não só um, mas dois vestibulares: Direito e Relações Internacionais. Graças a Deus tive a sorte de ser aprovado nos dois: Relações Internacionais na UNIFAP e Direito no CEAP. Eu sempre digo que a vida é feita de histórias. Então, se as portas se abriram agora, eu quero entrar em todas elas e fazer a minha história”, disse.

 

Um Jovem Embaixador do Amapá no MERCOSUL

 mateusss 11O talento de Mateus Evangelista vai até além das fronteiras do Amapá. Em 2014 foi eleito como Parlamentar Juvenil do MERCOSUL, concurso coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) com a disponibilização de bolsas para um jovem por Estado.

 mateusss 7A escolha para ser o representante do Amapá no concurso se deu depois de uma belíssima redação sobre o tema: “O ensino médio que queremos”. Depois de participar do curso de preparação em Brasília, Mateus elaborou uma carta onde defendeu de forma brilhante sua abordagem na edição nacional do concurso, realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O esforço do jovem que veio do interior foi recompensado no momento que ele foi escolhido como o Parlamentar Juvenil do MERCOSUL.

“Em uma conferência no Uruguai, juntamente com mais 24 alunos, representei o Brasil. No início de 2015 nós fomos a Belo Horizonte em um evento organizado pelo UNICEF. Todos esses eventos foram realizados pelo Parlamento Juvenil do MERCOSUL onde tive a honra de participar e levar o nome do Amapá”, evidenciou.

 

Exemplo para os Jovens

 mateusss 3

Sentado ao lado do novo estagiário Gustavo Elessandro, Mateus Evangelista fez questão de finalizar a entrevista dizendo que está pronto para exercer a cidadania de maneira plena e, antes de tudo, ter preparo para atuar na sociedade de forma consciente, conhecendo e cumprindo os deveres, e também exigir que esses direitos sejam respeitados.

“Jovem, você que tem um sonho, tem uma dúvida, a primeira coisa é não se preocupar com que as pessoas vão falar de você. A mesma mente que te coloca lá em baixo, te coloca lá em cima. Tudo vai depender de como você vai reagir diante das dificuldades. Mas, lembre-se: assim como o ouro, para ser embranquecido e purificado, tem que passar pelo fogo, cada um de nós também precisa. Então, se você tem um sonho, lute por ele. Quem sabe quantos milagres você pode alcançar? Quem sabe quantos sonhos você vai realizar? Tudo vai depender de você e da sua força de vontade, até porque, quando se quer, o céu é o limite”, continuou.

 

O Caminho do Bem

 mateusss 8“Quando estava em uma dessas conferências eu conheci um professor universitário chamado Moacir que, pegando no meu ombro, disse: “Mateus você é muito esperto. Aproveite e use essa inteligência para o bem”. Desde esse dia essa frase ficou na minha cabeça e é o que venho fazendo porque eu tenho plena certeza de que esse é o caminho certo. Por isso eu peço: jovem busque o caminho do bem porque o outro vai te dar apenas prazeres momentâneos, o que não vai garantir um futuro melhor”, finalizou Mateus.

 

-Macapá, 27 de março de 2017- 
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD