Presidente do TJAP reúne comissão para traçar metas de enfrentamento à violência contra as mulheres
O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Carlos Tork, em virtude da semana nacional da campanha “Justiça e Paz em Casa” e do mês Internacional da Mulher, se reuniu com representantes da rede de proteção às mulheres no Amapá para discutirem maiores medidas de prevenção e fortalecimentos de políticas públicas de combate à violência doméstica. (VISUALIZAR FOTOS)
A campanha Justiça e Paz em Casa foi idealizada pelo Supremo Tribunal Federal e abraçada pelo Tribunal Justiça do Amapá, que prioriza júris e audiências de instrução e julgamento que envolva crime de violência doméstica, dando celeridade em seus trâmites.
“Queremos propor uma evolução nessa temática, um dos saldos positivos desse nosso primeiro encontro foi concluir que a rede de Proteção da Mulher tem que entrar em sintonia com demais outras redes, como por exemplo, à rede de Proteção da Primeira Infância, para que desde novos, principalmente os meninos, já aprendam ter um tratamento mais adequado e carinhoso tornando-se adultos que não venham a praticar violência contra as mulheres. As gerações futuras não precisarão mais lidar com esse problema se começarmos a trabalhar desde agora”, disse o presidente do TJAP, Desembargador Carlos Tork.
A vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Roseli Matos, elogiou a iniciativa do Presidente Carlos Tork. “Teremos outros encontros para fortalecer a relação entre os Poderes em nível municipal e estadual, nós precisamos levantar essa bandeira, nos unir e efetivamente colocar em prática as ações eficazes no combate à violência doméstica”.
Para a Secretária Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Silvanda Duarte, para um primeiro encontro a agenda foi positiva. “Já trabalhamos em parceria com Tribunal de Justiça, e isso fortalece e dá perspectiva de que podemos garantir os direitos das mulheres. Na próxima reunião trabalharemos com dados mais precisos sobre a violência doméstica em 2016, e com isso verificarmos onde precisamos intensificar mais o trabalho e de que forma o TJAP pode nos ajudar nesse enfrentamento”.
O secretário de Segurança Pública do Amapá, Ericláudio Alencar, também participou da reunião e fez uma explanação sobre os crimes cometidos contra a mulher não só no Amapá, como também no Brasil.
“Manifesto a preocupação de todos esses agentes com a questão da violência contra a mulher, a partir de novas visões quero crer que, com a união da Segurança Pública e Justiça nessa causa, irão sair encaminhamentos que implementem políticas públicas para o combate desse crime no país. Lembrando que ainda há muita violência escondida que não vem à tona por motivos de vergonha que muitas mulheres possuem”.
- Macapá, 09 de março de 2017 -
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quarta, 08 Março 2017 22:54