Reunião alinha atividades do programa de ressocialização de jovens no Parque Zoobotânico de Macapá
As equipes da Coordenadoria da Infância e Juventude e do Juizado da Infância reuniram com os novos dirigentes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Macapá (SEMAST) e Parque Zoobotânico. O objetivo foi dar prosseguimento às atividades do programa “Um Parque em meu caminho: Atitude e Aprendizagem”.
A reunião foi coordenada pelo titular do Juizado da Infância e da Juventude de Macapá (Área de Políticas Públicas e Medidas Soocioeducativas), juiz Luciano Assis, que afirmou que os esforços destas instituições estão voltados para a estruturação do Parque e no auxílio à ressocialização desses adolescentes.
No encontro ficou acertado que as equipes do Tribunal de Justiça acompanharão o andamento da licitação de compra dos materiais disponibilizados aos jovens nas atividades; a da SEMAST fará as oficinas e cursos definidos durante o cumprimento das medidas; e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) terá a incumbência de realizar a seleção dos jovens para o programa.
Segundo o novo diretor do Parque Zoobotânico, Herialdo Monteiro, a prioridade neste início do ano é a limpeza da área interna e externa do Parque, que contará com a força tarefa do batalhão do Exército Brasileiro. Ele garantiu que a intenção da Prefeitura de Macapá é que a reserva seja aberta no segundo semestre deste ano.
“A preservação ambiental e o suporte a esses adolescentes são duas frentes prioritárias de trabalho da nossa administração. Essa conexão é de extrema importância, pois trazer os jovens para aprender na prática sobre preservação ambiental e os torna ainda mais cidadãos”, ressaltou o diretor.
O Parque tem a maior estrutura urbana do Brasil, coberto por três ecossistemas: ressaca, cerrado e floresta. Dentre as atividades supervisionadas realizadas pelos adolescentes estão: tarefas administrativas, limpeza de logradouro, preparo e distribuição de alimentos, limpeza de trilhas e guias mirins.
Os adolescentes também participarão de palestras sobre educação ambiental e receberão orientações dos monitores e Guardas do Parque, para desenvolverem atividades como orientação aos visitantes, atuando como guias e prestando as informações corretas sobre a fauna e a flora existente no parque.
A reunião contou ainda com a participação de representantes do CREAS, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e da Secretaria da SEMAST, Naldima Flexa.
- Macapá, 17 de fevereiro de 2017 -
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 16 Fevereiro 2017 22:29